em

Tempo livre

Será que já pensamos em fazer “um detox” no nosso tempo? No frenezi do dia a dia, quantas coisas a realizar, produzir, entregar, cumprir prazos e compromissos. E no mundo digital, temos consciência do quanto ele “rouba” do nosso tempo?

Por um lado, ele nos ajuda muito, mas por outro … quanto nos escraviza, nos tira energias, nos vicia. Nesta hora, importante refletir quais as atividades gostamos de fazer, que nos  são prazerosas e que temos deixado, por “falta de tempo”. Será que não cabe em nosso dia? Será que temos o “livre tempo” para tomar essa decisão? Ou já está decidido, externamente a nós?

Não precisamos ser radicais, mas às vezes, até desinstalar algum aplicativo, por uns dias, pode nos ajudar a perceber o quanto de atividades prazerosas ou até ficar “sem fazer nada”, nos acalma, limpa a nossa mente, nos faz resgatar coisas que tanto gostamos de realizar e deixamos de lado.

Esse “detox” pode nos ajudar a estarmos mais conosco mesmos, realizarmos o “ócio criativo” e limpar o nosso cérebro. Será uma oportunidade de reestabecer os diálogos familiares e com amigos, perceber nossos sentimentos, listar o que gostamos de fazer e o que não temos feito, e que em determinada época foi importante e até saber o que comemos ontem no jantar, no café da manhã, pois nem sempre estamos no “aqui e no agora”.

O tempo livre, nos dá liberdade, de realizar sem obrigação. E desfrutar do mesmo, e criá-lo sem culpas. Optar por descansar, realizar atividade física, contemplar a natureza, ler aquele livro que há algum tempo nos espera, mudar de ambiente, ir ao cinema, realizar encontros e até “não fazer nada e depois descansar”.

Pensemos nisso!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.