em

Gincana de comunidades holandesas atrai mais de 2 mil pessoas em Arapoti

Mais de 2 mil pessoas participaram do evento que acontece pela 7° vez em Arapoti. Foto: Reprodução

Após um hiato de três anos provocado pela pandemia, o Zeskamp – Olimpíada Intercolonial das Comunidades Holandesas, que não era realizado desde 2020, retorna ao calendário cultural e esportivo da região. A 42ª edição do evento atraiu no último final de semana mais de 2 mil pessoas para os ginásios e estádios de Arapoti

A Capal Cooperativa Agroindustrial é o principal patrocinador do Zeskamp, reforçando a tradição de seus fundadores e a importância da gincana como fomentadora da prática esportiva e da manutenção das atividades que valorizam a cultura holandesa. 

“Desde o início com a chegada da imigração holandesa, os imigrantes construíram o que chamamos de tripé do município: escola, igreja e depois a cooperativa. Em Arapoti, a cooperativa sempre cumpriu a função de braço social e econômico porque não tinham muitos bancos na região, então era na cooperativa que solucionavam as questões financeiras”, comenta Erik Bosch, presidente da Capal.

“Com o tempo, percebemos que a colônia holandesa sempre se colocou à disposição como voluntária em muitos projetos sociais feitos de coração, os holandeses sempre trabalharam fortemente pela manutenção de organizações e instituições, levando ao desenvolvimento de Arapoti. Esse empenho incentivou a Capal a fazer a sua contribuição, e uma delas, é apoiar fortemente o evento”, finalizou.

O Zeskamp reúne atletas de seis colônias de imigração holandesa distribuídas em três estados brasileiros: Arapoti, Castrolanda e Carambeí (Paraná), Holambra I e Holambra II (São Paulo) e Não-me-Toque (Rio Grande do Sul). 

O atual formato da competição conta com jogos de quatro modalidades esportivas, sendo elas vôlei, futebol, futsal e beach tennis. No último dia, acontece a gincana dividida em diferentes faixas etárias a partir de 15 anos de idade, cujo intuito é ampliar a interação entre os participantes das provas.  

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.