em

Ponta Grossa tem o melhor ambiente do país para empreender

Pesquisa assinada por Paulo Guedes avaliou todos os municípios brasileiros com mais de 250 mil habitantes

Foto: Millena Sartori/DC

Ponta Grossa tem o melhor ambiente para empreender do país. Pelo menos é o que aponta o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) 2022, documento assinado pelo ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, que avaliou todas as cidades brasileiras com mais de 250 mil habitantes.

Nele, foram avaliados nove aspectos relacionados ao ambiente de negócios municipais – e Ponta Grossa liderou o ranking, formado por 119 cidades, no relacionado ao ambiente para empreender.

Ele avalia a regulação municipal para a abertura de empresas e o tratamento econômico que é conferido a esses estabelecimentos após o início de suas atividades. “São analisadas iniciativas de integração à REDESIM, a racionalização dos procedimentos burocráticos, o tempo de abertura de empresas e a transparência das informações”, explica o documento.

Da nota máxima 100, Ponta Grossa alcançou 92,39 – o maior índice individual de todas as categorias.

“Esta importante colocação é fruto de um sério trabalho desenvolvido nos últimos anos para modernizar a máquina pública, inovar e desburocratizar. Temos trabalhado arduamente na gestão para que Ponta Grossa se desenvolva de forma inovadora, mas acima de tudo sustentável e inclusiva”, avalia a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani.

“A política pública de melhoria de ambientes de negócio já começa a dar seus primeiros resultados. Ficar em primeiro lugar em âmbito nacional vem corroborar que o Vale dos Trilhos é um ambiente propício e fértil para negócios inovadores. A criação da Agência de Inovação trouxe essa importante agenda para o governo – um grande presente para os 200 anos de nossa cidade”, finaliza.

Outros aspectos

Veja, a seguir, as notas de Ponta Grossa nos outros aspectos analisados, com máximo de 100. Em todos a cidade ficou acima da média nacional.

  • 67,9 em infraestrutura do município
  • 40 em construindo no município
  • 72,7 em qualidade da regulação urbanística (3ª melhor do país, atrás de Piracicaba e Curitiba, ambas na faixa de 80),
  • 49,3 em liberdade econômica
  • 77,8 em concorrência em serviços públicos
  • 47,1 em segurança jurídica
  • 54,2 em contratando com o poder público
  • 41,4 em tributação

PG é o 3º melhor ambiente de negócios do país

Na classificação geral, composta pelo cálculo de todas as categorias, Ponta Grossa ficou com nota 603,13, atrás apenas de Porto Alegre/RS (654,21) e Belo Horizonte/MG (618,64) – duas capitais.

Isso dá à cidade dos Campos Gerais o título de terceiro melhor ambiente de negócios do país, que se difere de ambiente para empreender porque considera mais aspectos. 

Na sequência todas as cidades ficaram com notas abaixo de 600. Em 4º lugar vem Recife/PE, seguida de Brasília/DF, Florianópolis/SC, São José dos Pinhais/PR, Curitiba/PR, Sorocaba/SP e Fortaleza/CE – nesta ordem.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.