em

PG registra mais de 250 inquéritos de violência contra crianças e adolescentes

Foto: Marcello Casal Jr. / Arquivo / Agência Brasil

O Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) é a unidade da Polícia Civil responsável por investigar crimes de violência contra crianças e adolescentes. Em 2022, a delegacia instaurou 1.828 inquéritos referentes a crimes praticados contra o público infanto-juvenil em todo o Paraná – um inquérito pode envolver uma ou mais pessoas. O levantamento é da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Em Ponta Grossa foram 268 inquéritos policiais e as investigações resultaram em 13 prisões durante o ano passado. O número de PG representa 14,6% de todos os inquéritos do Paraná. Além disso, o Nucria local foi o segundo que mais realizou prisões no período.

Por exemplo, a unidade do Nucria que mais concluiu inquéritos no ano passado foi Londrina, com 354. Entretanto, houve ‘apenas’ seis prisões – menos do que em PG.

A título de comparação, o Nucria Curitiba concluiu 320 inquéritos policiais em 2022. As investigações resultaram em 99 prisões, sendo 38 por mandados de prisão e 61 em flagrante. Além disso foram feitas 2.320 escutas especializadas e registrados 1,8 mil boletins de ocorrência na capital.

Crimes

No estado, as violências e crimes mais frequentes contra crianças e adolescentes foram estupro de vulnerável, lesão corporal e importunação sexual. Além disso, também houve registros de maus tratos, crimes sexuais e fornecimento de produtos que causem dependência química.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.