em

Com gol nos acréscimos, Camarões vence o Brasil

Mesmo com a derrota, o Brasil terminou em primeiro no grupo G

Foto: REUTERS/Dylan Martinez

Camarões e Brasil se enfrentaram no Estádio Lusail nesta sexta-feira (2), pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. A seleçao brasileira entrou em campo com um time alternativo, já classificada para o mata-mata, contra uma seleção camaronesa que dependia da vitória para avançar e da combinação de outros resultados. A partida foi decidida nos acréscimos, com gol de Aboubakar para Camarões.

Primeiro tempo

O Brasil iniciou o jogo com a proposta de subir as linhas e Camarões tratou de frear o ímpeto. A primeira boa chance do Brasil veio aos 13′, quando Martinelli recebeu um ótimo lançamento pela ponta esquerda, cabeceou para o gol e parou no goleiro Epassy, que realizou uma ótima defesa. A resposta dos adversários veio aos 20′, em cruzamento venenoso de Tolo pelo lado esquerdo, fazendo o goleiro Ederson trabalhar para afastar o perigo.

Com metade da primeira etapa passada, percebeu-se o time brasileiro com disposição ofensiva, apostando nas individualidades para quebrar a marcação adversária. Já o time camaronês buscou subir as linhas, mas cauteloso para não ceder espaços. A defesa de Camarões também abusou nos carrinhos para matar as investidas ofensivas brasileiras.

O Brasil teve outra chance aos 37′, com Antony avançando pela direita, mas chutou em cima do goleiro. Nos acréscimos, Rodrygo finalizou com perigo, mas para fora. Camarões respondeu na sequência, após cruzamento pelo lado esquerdo, Mbeumo cabeceou no contrapé e Ederson realizou uma belíssima defesa.

Segundo tempo

O Brasil voltou para o segundo tempo sem alterações. A primeira oportunidade perigosa da segunda etapa foi de Camarões, aos 6′, com Aboubakar livre pelo lado direito, que finalizou firme mas pela linha de fundo. Também no início da etapa complementar, Alex Telles saiu de campo com dores.

Aos 10′ o Brasil respondeu com Martinelli, que finalizou bem, mas Epassy fez mais uma bela defesa. Na sequencia, Bremer pegou sobra na área e também parou no goleiro, que defendeu em dois tempos. Até então, apesar da atuação ofensiva, a conclusão das jogadas não resultaram em gol. Diante disso, Tite optou por colocar o centroavante Pedro em campo, como o homem de área para tentar balançar as redes. Anteriormente, o técnico também colocou Everton Ribeiro, Bruno Guimarães e Marquinhos.

A última mudança promovida por Tite foi a entrada de Raphinha, no lugar de Antony pela ponta direita. Nos minutos finais, o Brasil continuou explorando espaços no ataque, em busca do gol da vitória. Contudo, as tentativas foram frustradas pela marcação camaronesa.

Nos acréscimos, Camarões encaixou uma bela jogada de ataque pelo lado direito, Aboubakar recebeu um cruzamento na medida e cabeceou para o fundo do gol. O atacante já tinha cartão amarelo e foi expulso por tirar a camisa na comemoração. Camarões 1 x 0 Brasil.

Apesar da vitória, a pontuação não foi suficiente para Camarões avançar aos mata-matas do mundial.

Oitavas de final

Com o resultado, o Brasil terminou o grupo G em primeiro, com sete pontos. A seleção volta a campo na segunda-feira (5), às 16h, contra a Coreia do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Apesar da vitória, Camarões fica pelo caminho na primeira fase, com quatro pontos somados, atrás de Brasil e Suíça com seis.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.