O Grupo Muffato inaugurou nos últimos dias um mercado 100% autônomo, que não possui caixas e pretende não gerar filas. A novidade foi instalada em Curitiba, no bairro Água Verde, na avenida República Argentina.
Segundo a empresa paranaense, a unidade é a primeira do ramo na América Latina. “Já pensou em ir às compras levando apenas o celular e sair do mercado sem passar pelo caixa? O consumidor pega o que quer, coloca na sacola e sai, simples assim: sem filas, sem caixas. Qualquer cliente pode baixar o aplicativo, cadastrar um cartão de crédito e participar dessa experiência de compras inédita”, afirma a marca.
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Ao entrar no mercado, o cliente aciona um QR code no app Muffato e passa pela porta eletrônica. A partir deste momento, tudo o que ele pegar das prateleiras ficará registrado no aplicativo. Se devolver nas prateleiras, a combinação de sensores também identificará e removerá o item da lista.
“A tecnologia da Sensei, empresa portuguesa responsável pela implementação do sistema, utiliza fusão de sensores, deep learning (aprendizado profundo de máquinas) e visão computacional e detecta quando os produtos são removidos ou recolocados nas prateleiras sensorizadas e faz o rastreamento. É como se o cliente estivesse em casa, pegando coisas do próprio armário ou geladeira. Ao terminar as compras, basta sair da loja. O aplicativo registra tudo o que está sendo levado e joga o valor final para a conta cadastrada”, explica o Muffato, que disponibiliza Wi-Fi gratuito no mercado autônomo.
Aplicativo
Para fazer as compras é preciso baixar o app do Super Muffato e acessar o ícone Muffato Go no celular. Depois, é só cadastrar a o cartão de crédito em que a compra será debitada. Na loja da MGo basta abrir o aplicativo, passar o QR code no leitor da catraca e iniciar as compras. Ao final delas, o sistema pode demorar até 15 minutos para enviar o cupom fiscal ao consumidor, após a saída da loja.
“Várias pessoas podem entrar juntas, utilizando apenas um celular. O sistema de visão computacional identifica a presença do grupo e registra os produtos retirados da prateleira por todos, direcionando a conta para o cartão cadastrado”, explica o Muffato.
Segundo o mercado, se a bateria do celular acabar durante as compras não tem problema, uma vez que dentro da loja o sistema segue direcionando os produtos adquiridos para o cadastro. “Quando o cliente acessar o aparelho novamente, a lista estará lá e será debitada do cartão cadastrado. O celular serve apenas para dar acesso à loja”, complementa.
Se houver problemas durante o processo de compras, o consumidor deve acionar o concierge, na entrada da loja, ou ligar para a Central de Atendimento ao Cliente no 0800 727 9595.
Fotos
A seguir, veja fotos do novo mercado autônomo do Grupo Mufatto, enviadas pela assessoria de imprensa:
Dúvidas sobre o mercado autônomo
Não é necessário realizar nenhum registro. Os artigos retirados são adicionados ao sistema por meio da tecnologia de visão computacional, sendo automaticamente associados ao carrinho virtual da pessoa que os retirou.
Sim, os artigos podem ser devolvidos e serão automaticamente removidos da lista. Os artigos têm que ser obrigatoriamente recolocados nas prateleiras sensorizadas. Caso sejam deixados no chão, ou em outra superfície do mobiliário, serão cobrados.
Sim. Porém, tudo o que as pessoas desse grupo retirarem das prateleiras será adicionado à lista do cliente que utilizou o QR Code para abrir a catraca.
Atenção: caso um cliente deixe entrar alguém que não pertence ao seu grupo, tudo o que a pessoa retirar será adicionado à sua lista de compras. Evite esse tipo de situação.
Nesta loja, o cliente que retira da prateleira será responsável pelo pagamento dos produtos. Repasses mão a mão não são monitorados pelo sistema.
Chame um funcionário para fazer a substituição.
Não, basta aproximar-se da porta e seguir. Assim que sair será notificado que já não
está na loja e sua lista de compras começará a ser processada.
A lista será enviada para o aplicativo e poderá ser consultada na tela do celular, na aba “transações”. O QR Code expira em 30 segundos. Se o cliente acionar o QR code e demorar para passar a catraca deverá atualizar o código, o que pode ser feito “puxando” a tela do celular para baixo.