em

Enfermeiros suspendem atendimento em Telêmaco Borba

Em Ponta Grossa, enfermeiros também protestaram no Centro Foto: José Aldinan

Os serviços de saúde de Telêmaco Borba foram parcialmente interrompidos, nesta quarta-feira (21), em meio ao protesto de profissionais de enfermagem. Com cartazes sinalizando “greve”, os servidores cruzaram os braços, em paralisação que iniciou por volta das 10 horas, com previsão de término às 22 horas do mesmo dia.

Somente serviços urgentes e emergenciais estavam sendo realizados. Houve relatos de que a manifestação dos enfermeiros e técnicos de enfermagem também se estendeu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. A Prefeitura informou que foram afetados apenas serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Por meio de nota, a prefeitura informou, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que “devido à greve das profissionais de enfermagem, que reivindicam a criação do Piso Nacional da categoria, os serviços de Atenção Básica estão com atendimento reduzido (…). Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) continua atendendo normalmente”.

Manifestações foram registradas em outros municípios. No Centro de Ponta Grossa, enfermeiros levaram cartazes e promoveram apitaço na esquina da Avenida Vicente Machado com Rua Benjamin Constant. O grupo fez o manifesto quase que de forma simultânea com a blitz educativa realizada pela prefeitura, em função da Semana do Trânsito, diante do Terminal Central de Ônibus.

Projetos

No final da tarde dessa terça-feira (20), a Agência Brasil divulgou que o Senado pretende votar antes do primeiro turno das eleições o Projeto de Lei Complementar 44/2022, que permite que estados e municípios possam realocar recursos para o combate à covid-19 para outros programas na área da saúde. A proposta, que tem o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), pode liberar cerca de R$ 27,7 bilhões não utilizados e, com isso, viabilizar o pagamento do piso salarial dos enfermeiros, suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Outros três projetos estão sendo analisados para viabilizar os recursos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.