em

Vídeo mostra briga após saída das aulas em PG; veja

Imagens enviadas ao portal Dcmais, na última segunda-feira (29), mostraram estudantes de colégios estaduais em vias de fato na saída das aulas. Um dos vídeos mostrou dois alunos brigando no Centro, ao lado do Terminal Central.

Nas imagens é possível ver que um dos jovens atinge o outro com socos, chutes e ambos acabam caindo no chão. Toda a briga foi filmada por outros adolescentes que presenciaram a cena. Em outro vídeo, um estudante é agredido por outro aluno nas proximidades de um colégio estadual localizado na Rua Balduíno Taques, região central da cidade. As gravações teriam sido feitas no mesmo dia.

Veja vídeo

Nas imagens é possível ver que um dos jovens atinge o outro com socos, chutes e ambos acabam caindo no chão

Preocupante

O capitão Paulo Cesar Marcondes, comandante da 5ª Cia do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, disse que ocorrências desta natureza na cidade são bastante preocupantes. “No começo do ano nós tivemos várias situações de brigas envolvendo jovens e, após a realização de um trabalho preventivo, a incidência reduziu, mas agora voltou a preocupar”, disse.

Segundo o comandante, uma das principais preocupações é a integridade física dos envolvidos. “Isso pode vir a causar danos mais graves como colocar em risco a segurança da própria vida. Muitas brigas ocorrem por conta de conflitos pessoais envolvendo relacionamentos e bullying, por exemplo”, apontou.

Prevenção

A Patrulha Escolar atua com policiamentos ostensivos nas entradas, intervalos e saídas das escolas, além de realizar palestras educativas em parceria com os colégios estaduais. “Cada escola aborda um tema específico e nós também orientamos sobre o respeito entre as pessoas. É um trabalho conjunto onde todos podem contribuir”, reforçou o capitão.

Outra forma de prevenção é a comunicação entre os pais, estudantes, escolas e órgãos de segurança no sentido de alertar sobre algo que possa vir a acontecer. “Se uma briga estiver sendo organizada, por exemplo, é importante que essa comunicação seja feita para evitar que a situação se concretize”.

Os envolvidos em vias de fato, mesmo que sejam jovens menores de 18 anos, podem ser responsabilizados pelo crime de lesão corporal. Além da Patrulha Escolar, as ocorrências também são atendidas pela Guarda Civil Municipal quando é necessário.

Denúncias

As denúncias de agressões podem ser feitas pelo 190 e Conselho Tutelar – (42) 3220-1065 nos ramais 2293, 2062 ou 2060.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.