em

Excesso de empates torna a Série B mais perigosa; Operário pega o Ituano

Giovanni Pavani é uma das alternativas do técnico Claudinei Oliveira para a vaga de André Lima. Foto: André Jonsson / OFEC

A reta inicial da Série B 2022 está repleta de armadilhas. Uma delas é o excesso de times que estão deixando pontos pelo caminho, especialmente pela quantidade de empates na competição. Dos 78 jogos realizados até esta sexta-feira (20), 41% terminaram com igualdade no placar. Esse é um dos obstáculos que o Operário Ferroviário precisa superar para permanecer na cola do ‘G4’. Neste sábado (21), o Fantasma recebe o Ituano, no Germano Krüger, a partir das 11h da manhã, pela 8ª rodada.

Fazer o dever de casa tem sido a receita para estar na parte de cima da tabela. Até o início da rodada, os quatro melhores mandantes eram justamente os quatro primeiros colocados da Série B: Vasco, Bahia, Sport e Cruzeiro.

Ao todo, 47% das partidas desta temporada, na segunda divisão, terminaram com vitória dos donos da casa e somente 12% dos visitantes triunfaram.

Por ter tropeçado no Grêmio, em Vila Oficinas, o Operário está posicionado no bolo intermediário da classificação, onde a diferença entre o 10° colocado e o lanterna é de apenas três pontos.

O Fantasma, que está no 11° lugar com nove pontos, tem a oportunidade de se desvencilhar desse grupo a partir desta rodada. Isso porque encara um adversário direto. O Ituano tem a mesma pontuação do Alvinegro e está uma posição à frente por conta do número de gols marcados.

Em caso de vitória em casa, o Operário vai ficar a dois pontos do grupo dos quatro primeiros. Por outro lado, se desperdiçar pontos como grande parte dos rivais tem feito, vai voltar a ver a zona de rebaixamento mais próxima.

Dúvida

O técnico Claudinei Oliveira tem um problema para definir o time que vai a campo contra o Ituano. O volante André Lima cumpre suspensão por ter sido expulso na rodada anterior, contra o CSA, em Maceió.

A tendência é que Ricardinho seja recuado, enquanto três nomes brigam pela vaga no meio. Giovanni Pavani, Rafael Chorão e Tomás Bastos são as alternativas do comandante alvinegro.

Adversário

A equipe paulista, comandada por Mazola Júnior, arrancou empate em casa com o Grêmio na rodada anterior. O gol foi marcado por Lucas Nathan nos acréscimos da partida. Apesar da comemoração pelo resultado, o time perdeu duas peças no setor de marcação.

Cumprem suspensão em Ponta Grossa os volantes Rafael Pereira e Lucas Siqueira. Dudu Vieira, Gabriel Barros ou Lucas Nathan podem aparecer entre os titulares.

Ficha Técnica

Operário: Vanderlei; Arnaldo, Thales, Reniê e Fabiano; Ricardinho, Giovanni Pavani (Rafael Chorão), Marcelo e Javier Reina; Silvinho e Paulo Sérgio. Técnico: Claudinei Oliveira

Ituano: Pegorari; Pacheco, Léo Santos, Bernardo Schappo e Roberto; Dudu Vieira, Kaio, Gabriel Barros (Lucas Nathan) e Gerson Magrão; Aylon e Rafael Elias. Técnico: Mazola Júnior

Data/Horário: 21/05/2022 (sábado), às 11h
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima (MG) auxiliado por Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) | VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.