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Prefeitura de PG conclui asfalto do Corredor Santana

Trecho ainda receberá sinalização, paisagismo e instalação de ciclofaixa

Foto de motociclista passando pelo Corredor Santana, após obra de pavimentação, em Ponta Grossa
Passagem de veículos está liberada no local / Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa informou estar oficialmente liberada, a partir desta sexta-feira (29), o trânsito no Corredor Santana, com a finalização da aplicação da capa asfáltica na obra de duplicação da Rua Aristides Lobo, no Bairro Olarias. Com quase R$ 11 milhões em investimentos, a via se firma como importante ligação interbairros entre Oficinas, Uvaranas e o Cará-Cará, e volta a ser mais um acesso ao centro da cidade. Para finalizar a obra, falta ainda a instalação da ciclofaixa, o paisagismo e a sinalização.

Corredor Santana

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, o término da pavimentação das obras do Corredor Santana e a liberação das pistas é um grande e decisivo passo para o final da obra, principalmente por possibilitar o tráfego de veículos no trecho que compreende desde o Campo do Olinda, até a rotatória que dá acesso ao Parque do Lago de Olarias, na Vila Santana.

“Tenho a certeza de que o impacto desta obra será expressivo no desenvolvimento da região, que já está muito valorizada devido ao Parque do Lago de Olarias. E isso, sem contar com o ganho em mobilidade urbana que este novo acesso possibilita entre o centro da cidade e os bairros de Uvaranas, Cara-Cará e Oficinas”, disse Elizabeth.

Benfeitorias

O secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Henrique Palermo do Valle, comenta que todo o projeto contempla benfeitorias de pavimentação em pouco mais de 2,5 quilômetros de asfalto, com quatro faixas de 4,10 metros cada, duas sentido bairro e outras duas no sentido centro, como também a revitalização com a estabilização da margem do arroio.

“Mesmo sendo uma parte que praticamente nem vemos ao passar pela via, foram utilizados gabiões para o arroio existente no local, além da estruturação das encostas, o que vai contribuir para a conservação do córrego, com a estabilização da margem, realizado com pedra e tela”, disse.

Ciclofaixa

Com o término da pavimentação, os próximos passos serão a instalação da ciclofaixa nas proximidades do arroio, a sinalização vertical e horizontal e o paisagismo. As obras do Corredor Santana são custeadas com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), do Governo Federal.

A obra, realizada pela empresa Terraplanagem e Transportes Zabel LTDA, inicialmente custaria R$ 8.997.590,00, mas recebeu aditivos no valor de R$ 1.950.167,48, ficando o valor total em R$ 10.947.757,50. Os trabalhos foram iniciados no final de 2019, e deveriam ter sido concluídos no final de 2020.

Houve atrasos, em parte decorrentes de interrupção em repasses federais, conforme detalhado em reportagem do portal dcmais em fevereiro de 2021. Isso exigiu, até hoje, cinco prorrogações de prazo do contrato original. O contrato atualizado tem vigência até 5 de agosto de 2022. O portal da transparência do município informa a última medição da obra em 28 de fevereiro, quando estava 71,29% executada.

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