em

Grupo ocupa área da UTFPR em Ponta Grossa

Na madrugada de domingo (27) um grupo de cerca de 50 famílias, segundo a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), ocupou uma área no Jardim Carvalho, em Ponta Grossa, que pertence a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e ao Município. O terreno tem cerca de 15 hectares e está reservado para a construção de um instituto tecnológico federal.

Por volta das 12 horas, equipes policiais militares foram acionadas pela Guarda Municipal e por um representante da UTFPR, para dar apoio a uma situação de “esbulho possessório” (perda de posse). As negociações foram, na maior parte do tempo pacífica, mas houve resistência por parte de cerca 30 pessoas, que atearam fogo em pneus e interditaram a PRC-151, na rotatória que acesso a Carambeí.

Participaram da operação na Rua Doutor Washington Subtil Chueire policiais federais, Pelotão de Choque, Rotam e Rocam do 1º Batalhão da Polícia Militar, para dar apoio a ocorrência, as quais “permaneceram durante todo o processo de negociação, de modo a garantir e promover a segurança de todos os envolvidos no conflito, e diante de tentativas frustradas de desocupação de maneira pacífica, e da exaltação caracterizada por atos de vandalismo e quebra da ordem por parte de algumas pessoas que participavam ativamente da invasão, foram necessários uso de instrumentos de menor potencial ofensivo para dispersar aqueles que de alguma maneira promoviam e incitavam os demais contra as equipes policiais presentes” diz o boletim da PM.

Segundo a PM, “paralelamente, outro grupo de cerca de 30 pessoas, fechou a PRC-151,
rotatória de acesso a Carambeí, ateando fogo em pneus e vegetação, de forma a obstruir a passagem de veículos, causando transtorno aos usuários da via, e impedindo o trabalho do Corpo de Bombeiros na contenção das chamas provocadas, sendo designadas equipes especializadas também para o local, para dispersão dos envolvidos e segurança da guarnição do Corpo de Bombeiros, sendo que às 18 horas deu-se por encerrada a situação na área da UTFPR, sendo restabelecida a ordem”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.