em

Com FNP, Elizabeth discute prevenção de desastres naturais

Prefeita Elizabeth Schmidt
(Foto: Reprodução)

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), participou nesta quinta-feira (24), em Curitiba, da 82ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). “Na pauta, discussões importantes sobre medidas preventivas em cidades e regiões sujeitas a desastres naturais, reunião de prefeitas e também a nossa adesão ao termo de pacto global dos prefeitos pelo clima e energia”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt.

Desafio cada vez mais recorrente, as consequências das mudanças climáticas têm atingido cada vez mais cidades. “Se a gente não encontrar uma solução robusta, a médio e longo prazo uma cidade como Recife corre o risco de desaparecer”, alertou. Joinville/SC também falou sobre os impactos das chuvas. Conforme o prefeito Adriano Silva, vice-presidente de Desenvolvimento Industrial, há 350 bacias hidrográficas no município, que sofre com inundações nos meses de janeiro, fevereiro, marco, agosto, setembro, outubro e novembro. “Estamos o tempo todo em alerta”, disse.

Diante de cenários como esses, a FNP está propondo uma Comissão Permanente para debater o tema, que será instituída formalmente ainda nesta quinta, durante a Plenária de Prefeitas e Prefeitos. De acordo com a prefeita Francisco Morato/SP, Renata Sene, vice-presidente de Parcerias em ODS, são mais de 900 cidades em estado de calamidade no Brasil.

Elizabeth participa de reunião de prefeitas

Elizabeth também participou da reunião de prefeitas, em que compartilhou, com as demais gestoras que integram a FNP, iniciativas desenvolvidas e dificuldades, como por exemplo o acesso a financiamentos. Uma das sugestões apontas na reunião é o levantamento das dificuldades encontradas por mulheres na gestão das cidades, “para ver as dificuldades e quais são as possibilidades de colaboração”.

Nesse sentido, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) procurou a FNP para oferecer uma parceria com prefeitas para encontrar possibilidades de apoio às políticas públicas estratégicas com foco em igualdade de gênero e empoderamento feminino. Uma reunião deve acontecer em 8 de abril entre a Agência e as prefeitas para apresentar a proposta.

Apesar de serem 51,8% da população, as mulheres continuam sendo minoria na liderança das cidades brasileiras. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram eleitas, no último pleito, 651 prefeitas (12,1%), contra 4.750 prefeitos (87,9%).

No almoço de boas-vindas, foi entregue a escultura Capital dos Prefeitos, assinada pela artista plástica Ana Paula Castro ao prefeito anfitrião, Rafael Greca, vice-presidente de Cidades Inteligentes da FNP. Também participou da cerimônia o vice-governador do estado, Darci Piana.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.