em

Mais de 3 milhões de pessoas deixam de tomar dose de reforço contra covid no PR

Foto: José Cruz / Agência Brasil Saúde

Quase 80% da população paranaense está com a cobertura vacinal contra covid-19 completa (com duas doses ou a dose única). Entretanto, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR) emite alerta relacionado à dose de reforço, que aumenta a quantidade de anticorpos contra o vírus. Levantamento realizado pela Secretaria mostra que 3.862.627 pessoas tomaram a primeira e segunda doses (esquema primário completo) e, por algum motivo, não retornaram para a dose de reforço no prazo recomendado pelo Ministério da Saúde.

O número leva em consideração um universo de 8.207.305 pessoas aptas a tomarem o reforço, representando quase 50% dessa população. Existe uma prevalência de ausência nas faixas etária de 20 a 34 anos. Na outra ponta, 81,97% daqueles que têm entre 70 e 74 anos e 81,28% dos que têm entre 65 e 69 anos tomaram o reforço.

Os dados são da Interface de Programação de Aplicações (API) contidos na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Eles são considerados mais fiéis do que aqueles que estão no Vacinômetro Nacional.

“Toda semana recebemos vacinas. Então, precisamos é que as pessoas se conscientizem da importância desse complemento. Caso seja ultrapassado o prazo, é fundamental que o cidadão procure uma unidade básica de saúde assim que possível”, enfatiza o secretário Beto Preto.

Ponta Grossa

De acordo com o levantamento, Ponta Grossa tem 45,56% de faltosos para aplicação da dose de reforço contra covid. O número é semelhante ao de Curitiba, onde a taxa é de 45,26%. Das grandes cidades do Paraná, ambas lideram o ranking de ausências.

Londrina (32,20%), Maringá (40,27%) e Cascavel (41,69%) registram números acima dos 30% e melhores na comparação com a capital e PG.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.