em

FASPG realiza ações descentralizadas do CRAS

Nesta semana, o projeto aconteceu na região da Palmeirinha, no Colégio Estadual Epaminondas

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação de Assistência Social (FASPG) retoma, nesta semana, diversas ações descentralizadas dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso, bem como o alcance da população aos serviços socioassistenciais prestados pelas unidades de CRAS, como também para as demais políticas públicas disponibilizadas pelo Município. Nesta semana, o projeto aconteceu na região da Palmeirinha, no Colégio Estadual Epaminondas e foram atendidas em torno de 120 pessoas.

CRAS

A presidente da FASPG, Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira, relata que a Prefeitura vem trabalhando em diversas frentes de atendimento para as famílias em vulnerabilidade social. Segundo ela, desde o início do ano as equipes planejam e executam ações que chegam aos que mais precisam, seja na região urbana, ou na rural. “Dentre os territórios de abrangência dos CRAS foram escolhidas as áreas de maior incidência da população em situação de vulnerabilidade social para a realização das ações”, explica.

De acordo com a Fundação, o projeto de descentralização das ações é executado pelas unidades de CRAS, em parceria com a Unidade Móvel, e que consiste em uma equipe adicional, que leva os serviços da Proteção Social Básica aos usuários da assistência social e tem a responsabilidade de realizar a busca ativa das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, que vivem em locais de difícil acesso, distantes de unidade físicas de CRAS, ou dispersas nos territórios de abrangência. A partir disso são previstas ações anuais em articulação com as 10 Unidades dos CRAS.

“Visando descentralizar os serviços ofertados aos usuários, e possibilitar o trabalho e encaminhamentos e atendimentos em rede, as ações contarão com parcerias da rede de atendimento socioassistencial, além de outras secretarias e instituições que colaboram para levar os atendimentos mais próximos da população, em especial as que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, finaliza Tatyana Denise Belo, diretora do Departamento de Proteção Social Básica.

Neste mês, a FASPG informa que no dia 23, as ações descentralizadas do CRAS acontecerão na Colônia Trindade, no salão da igreja católica da comunidade, das 13h30 até as 16 horas. O mesmo acontecerá no mês de abril em ações já programadas no Costa Rica III (8), Guaragi (13) e Jardim Bela Vista (20).

SERVIÇOS DISPONÍVEIS PELA DESCENTRALIZAÇÃO DO CRAS:

– CRAS – atendimento Cadastro Único e orientações técnicas de serviços do CRAS;

– Sala do Empreendedor – orientações referentes ao MEI;

– Agência do Trabalhador – cursos de qualificação profissional e orientações diversas;

– Future RH – vagas de trabalho, cursos de qualificação profissional e elaboração de currículo;

– Secretaria Municipal de Esportes – jogos de tabuleiro; ginástica laboral e informações gerais;

– Entidades da Rede Socioassistencial – orientações sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Proteção Social Básica no Domicílio;

– Instituto Gerar – Programa Jovem Aprendiz;

– CIEE – vagas de estágio; Programa Jovem em Ação;

– Fundação de Cultura – aparelhagem de som e projetos pertinentes à Fundação;

– Secretaria Municipal de Educação – cessão de espaços para a realização das ações;

– Institutos de Beleza – cortes de cabelo gratuito à população;

– SESC – atividades e informações pertinentes à instituição;

– Banco de Alimentos – concessão de sacolas de frutas e verduras à população;

– Instituto de Identificação – agendamento para confecção de documentação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.