em

Prefeitura e MP apresentam nova identidade do Programa Salve Celular

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa, em parceria com o Ministério Público do Paraná, apresentou, na manhã de hoje (04), a nova identidade visual do Programa Salve Celular, ferramenta dedicada ao combate de crimes de furto, roubo e receptação de celulares no Município. A iniciativa é fruto de uma ação integrada entre a Prefeitura, através da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, Ministério Público  do Paraná, Polícia Militar e Polícia Civil e consiste na criação e na manutenção de um cadastro de aparelhos onde os cidadãos e forças de segurança podem confirmar se há alguma pendência relacionada ao objeto por meio de dados informados pelo próprio telefone. 

“A união de esforços entre as instituições que integram o Programa Salve Celular é de extrema importância para que possamos construir uma cidade ainda mais segura. Fico contente em poder contar com parceiros tão valorosos nesta iniciativa e que tem como foco principal proteger a população de forma ágil, eficiente e comprometida” destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a utilização da ferramenta pela comunidade pode contribuir de forma positiva no combate a diversos tipos de crimes. 

“O Salve Celular é uma importante ferramenta no combate a toda uma cadeia de crimes que envolve o furto, roubo e receptação de celulares, que acabam se tornando uma espécie de moeda de troca por se tratar de um objeto de fácil circulação. Neste sentido, o Programa Salve Celular contribui para interromper essa cadeia, facilitando a conferência de informações de aparelhos apreendidos pelas equipes de segurança ou que estão sendo vendidos usados na comunidade, de forma rápida e segura”, destaca a 

Para o promotor de Justiça, Jânio Luiz Pereira, a adesão da população é essencial para que a iniciativa possa fortalecer ainda mais o combate à criminalidade. 

“Além da reformulação do Programa, estamos adotando providências para que a população tome conhecimento do Programa Salve Celular, que é de extrema importância para a redução dos crimes de furtos, roubos e receptações de aparelhos na cidade de Ponta Grossa”, explica. “Após a realização do cadastro, o aparelho fica vinculado ao proprietário, ao possuidor,  e esse vinculação acaba proporcionando uma inibição dessa criminalidade, uma prevenção, de modo que esse aparelho, se for furtado ou roubado, e for encontrado na posse de alguém, essa pessoa terá de justificar qual a relação com o aparelho que já está cadastrado em nome de outra pessoa”, completa o promotor. 

Durante o evento, o delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, Nagib Nassif Palma, ressaltou o fato de o programa atuar em duas frentes: a prevenção e a repressão de crimes. “Quanto mais informações tivemos, mais eficiente é a investigação e esse é mais um caso onde a informação irá nos ajudar tanto na questão preventiva quanto repressiva”, declara.

Segundo o comandante do 1° Batalhão de Polícia Militar de Ponta Grossa, tenente-coronel Marcos Ginotti, um dos objetivos das forças de segurança é a atuação como multiplicadoras do Programa na cidade e na região. “Nós faremos e atuaremos no sentido de multiplicarmos o que é esse projeto junto à nossa tropa, à nossa  sociedade, não só de Ponta Grossa mas da região que frequenta a nossa cidade, junto àquela pessoa que poderá vir para Ponta Grossa sabendo que terá uma segurança a mais, e isso é muito importante para nós”, finaliza. 

O que é?
O Programa Salve Celular é um cadastro que utiliza informações do aparelho celular e do seu proprietário/possuidor. O cadastro inibe a prática de crimes de furto, roubo e receptação de aparelhos celulares, facilita a recuperação do aparelho pelo proprietário e ajuda em investigações criminais.
Os cadastros podem ser feitos através do site https://salvecelular.pontagrossa.pr.gov.br/ ou por app disponível nas lojas de aplicativo.

LEIA NO DCMAIS: Furtaram meu celular. E agora? Saiba o que fazer após ser roubado

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.