em

Pietro deixa chefia de gabinete de Mabel Canto e expõe rompimento

Mabel e Pietro durante a campanha pela Prefeitura de Ponta Grossa em 2020. Foto: Arquivo

O ex-vereador de Ponta Grossa e atual presidente municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Pietro Arnaud, comunicou na noite desta segunda-feira (31) que deixa a função de Chefe de Gabinete da deputada estadual Mabel Canto (PSC). Pietro e Mabel fizeram ‘dobradinha’ nas Eleições 2020 pela Prefeitura de Ponta Grossa, a qual perderam no segundo turno para Elizabeth Schmidt (PSD). Na nota em que comunica o desligamento da chefia de gabinete, Pietro expõe rompimento com a família ‘Canto’.

“Informo que deixei de fazer parte da equipe após o rompimento unilateral por parte da deputada Mabel e do seu pai, Jocelito Canto, de um acordo construído por ocasião das eleições de 2020, e firmado com o nosso grupo político (PSB)”, diz o ex-Chefe de Gabinete.

Nos bastidores políticos de Ponta Grossa, o suposto acordo daria conta de que o deputado federal Aliel Machado (PSB) abriria mão de se candidatar à Prefeitura em 2020 para apoiar a chapa ‘Mabel/Pietro’. Em troca, a família Canto não concorreria à Câmara Federal em 2022 e apoiaria Aliel na reeleição para o cargo em Brasília.

Diante do cenário exposto e do rompimento anunciado por Pietro Arnaud, a reportagem do dcmais entrou em contato na noite desta segunda (31) com a deputada estadual Mabel Canto. A parlamentar afirmou que Pietro pediu exoneração do cargo.

“Estamos vivendo um novo momento político. Diante disso o Pietro pediu exoneração. De qualquer forma agradeço o trabalho do Pietro junto ao meu mandato e desejo sucesso sempre em sua vida”, disse Mabel.

Família Canto na Câmara Federal?

Questionada se o rompimento com Pietro significa que a família ‘Canto’ terá candidato à Câmara Federal e se esse nome seria o do ex-prefeito Jocelito Canto, Mabel não cravou a candidatura do pai em 2022. A deputada afirmou que vai buscar a reeleição na Assembleia, mas não negou a possibilidade de ter um familiar que almeje chegar a Brasília.

“É possível, mas ainda não existe uma definição de fato. Nada está decidido. Por certo mesmo, só minha pré-candidatura à reeleição como deputada estadual”, diz.

Já em relação ao apoio que teria sido prometido a Aliel, Mabel diz que essa era uma possibilidade. “Mas a política é dinâmica, por isso temos que analisar o momento que estamos vivendo. Existindo a possibilidade do Jocelito ser candidato e contribuir ainda mais com nosso estado, eu, evidentemente, estarei junto com ele. Mas, ainda não há nada decidido se ele será candidato ou não”, reforça.

Além da deputada estadual, a família Canto tem atualmente participação no Legislativo de Ponta Grossa. Também filiada ao PSC, a irmã de Mabel, Joce Canto, ocupa uma das cadeiras da Câmara Municipal. Ela, inclusive, faz parte de um bloco de oposição que conta com nomes do PSB (de Pietro Arnaud) como Geraldo Stocco, Izaías Salustiano e Ede Pimentel.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.