em

Covid afastou 114 servidores da Prefeitura de PG em 30 dias

Afastamento coincidiram com fechamento de UBSs e abertura de gripário

Foto de fila diante do Ginásio Oscar Pereira, o gripário de Ponta Grossa
'Gripário' de Ponta Grossa. Foto: José Aldinan

A Prefeitura de Ponta Grossa concedeu licença médica a 114 servidores municipais, ao longo deste mês de janeiro, em virtude de suspeita ou confirmação de contágio por covid-19. A informação é da assessoria de imprensa do Município, que acrescentou que 39 desses servidores da Prefeitura de PG atuam na Fundação Municipal de Saúde. A estatística representa redução de oferta de pessoal, justamente no momento em que aumentam as demandas em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Servidores da Prefeitura de PG

A Prefeitura garante, no entanto, que os afastamentos não resultaram em suspensão de atendimentos. “Os servidores que apresentaram sintomas gripais e testaram positivos foram afastados das atividades presenciais, sem prejuízo ao atendimento ao público”, diz o Município.

O aumento dos afastamentos de profissionais da saúde coincidiram, porém, com a abertura do gripário para atendimento de pessoas com sintomas de covid-19 e H3N2, e fechamento de cerca de 16 UBSs. O município confirmou que o principal critério para escolha das unidades a terem atendimento suspenso foi o contágio de profissionais lotados na UBS. Ou seja, via de regra, as UBSs com maior número de servidores com licença médica foram as que tiveram as portas fechadas neste mês.

Gripário

Ao registrar aos mais altas taxas de contágio, o Município decidiu, neste mês de janeiro, abrir o gripário, concentrando para dos atendimentos na área central da Cidade. O Ginásio Oscar Pereira foi o escolhidos para essa finalidade. Mas a procura foi tão grande, que o contingente de pacientes passou a ser limitado por senhas. Em média, o espaço consegue receber até 570 pessoas por dia. Os demais são orientados a procurar Unidades Básicas de Saúde ou retornar ao ginásio no dia seguinte.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.