em

Policiais podem se inscrever em curso de formação para Grupo TIGRE

Operações Táticas Especiais PCPR
Serão disponibilizadas 48 vagas para policiais civis do Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) publicou o edital do VIII Curso de Operações Táticas Especiais (Cote) na quinta-feira (13). Serão disponibilizadas 48 vagas para policiais civis do Paraná e de outras forças de segurança. O período de inscrições começa nesta sexta-feira (14) e vai até 25 de fevereiro. O Cote é destinado a atender ao programa de treinamento anual, cujo conteúdo programático foi instituído como requisito básico para ingresso no quadro funcional do Grupo TIGRE da PCPR.

Seu objetivo é qualificar policiais em perspectivas físicas, táticas, psicológicas e intelectuais, para que atuem eficazmente em missões de alto risco, mediante abordagem dos eixos éticos, técnicos e legais, com emprego de táticas adotadas internacionalmente em Grupos de Operações Táticas Especiais.

Do total de 48 vagas, 25 são para policiais civis do Paraná, sendo três para delegados, três para escrivães e 19 para investigadores. Para a Polícia Rodoviária Federal serão destinadas 15 vagas, para forças de segurança convidadas 5 vagas e mais 3 vagas para operadores selecionados de qualquer força policial ou militar.

O que é o Grupo TIGRE?

O Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial – TIGRE é uma unidade que surgiu após uma turma de delegados de polícia do Paraná realizar curso no Rio de Janeiro, em 1987, ministrado por um dos maiores grupos anti-terror e anti-sequestro da época, Grupo Especial de Operaciones (GEO), uma unidade de elite espanhola. Dentre os delegados, estava Adauto de Abreu Oliveira, que já visava a necessidade da criação de um grupo especial de combate à criminalidade no Paraná.

O TIGRE, composto de três grupos distintos, volta-se às ações específicas em delitos em que haja a figura de refém, tais como sequestro, roubo, cárcere privado, violação de domicílio, extorsão mediante sequestro e rapto.


Inscrições

As inscrições para o processo seletivo deverão ser feitas através de requerimento disponibilizado no edital e encaminhado por e-mail ([email protected]).

No processo seletivo serão solicitados exames médicos e realizados testes de aptidão física (TAF), aptidão de tiro (TAT) e entrevista, todos de caráter eliminatório e classificatório.

Operações Táticas Especiais PCPR
Serão disponibilizadas 48 vagas para policiais civis do Paraná. (Foto: Polícia Civil PR)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.