em

PG tem sete dias sem óbito e menos de 400 pacientes isolados

A Prefeitura de Ponta Grossa não registrou, no boletim oficial da covid-19 desta terça-feira (21), nenhum novo óbito atribuído à doença. O dia 15 (quarta-feira passada) trouxe o mais recente registro de morte pelo coronavírus. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco, não houve notificação de novo caso fatal nos últimos sete dias. É o maior período sem registro de morte por covid-19 desde o início de notificação de óbitos ocasionados pela doença.

O primeiro óbito foi confirmado em 20 de junho de 2020. O segundo foi informado em 3 de julho de 2020. Já o terceiro óbito foi informado quatro dias depois. Em seguida, com certa oscilação, o Município passou a notificar óbitos cada vez mais frequentes, tornando-se uma rotina diária, a ponto de serem divulgadas diversas mortes em um único dia.

Isso se tornou tão rotineiro, que a prefeitura deixou de informar dados individuais das vítimas, cuja contagem pormenorizada terminou com a 178ª vítima. A partir dali, as mortes passaram a integrar apenas gráficos, em 8 de dezembro de 2020.

O auge da pandemia foi conhecido nos meses de março e junho. A queda nos números de casos, óbitos e internamentos se tornou mais evidente na segunda metade de setembro, quando se manteve mais ou menos constante.

Cai isolamento domiciliar

O boletim desta terça-feira também informou o registro de 398 pacientes em isolamento domiciliar. Esse é o número oficial de pessoas diagnosticadas com a doença, e que devem permanecer em suas casas para evitar a propagação do coronavírus.
 O número é o menor registrado desde 14 julho de 2020, quando o boletim informou 383 pessoas em isolamento domiciliar. A quantidade de pessoas em período de quarentena aumentou, conforme ocorreu o avanço da pandemia no município. Em julho de 2021, o boletim chegou a informar mais de 16,6 mil pessoas em isolamento.

Embora o número seja mais alto que a realidade, pois a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou falta de pessoal para registrar pacientes já recuperados, a redução nas estatísticas vem sendo apresentada desde o início de agosto.

Boletim atualizado

O boletim desta terça-feira também informa o registro de seis novos casos de covid-19, três pessoas internadas (uma em enfermaria e duas em UTI) e 53.411 casos recuperados. Há quatro casos hospitalizados com suspeita da doença e 660 casos monitorados com sintomas da doença ou porque tiveram contato próximo com pessoas infectadas. Desde o início da pandemia, em março de 2020, o município somou 55.267 casos confirmados e 1.445 óbitos em decorrência de contágio. Há nove óbitos suspeitos de infeção e 289 descartados para covid-19.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.