em

Pneumonia e septicemia matam mais que covid em PG

Foto: Reprodução

Ponta Grossa registrou, neste mês, até o momento, 18 óbitos atribuídos à covid-19, segundo dados disponível nos cartórios de registro da cidade. O número sugere que o mês deve chegar ao fim tendo uma das menores taxas de letalidade da doença, neste ano. Curiosamente, voltaram a aumentar as mortes atribuídos a outras causas, especialmente pneumonia e septicemia. Neste mês já foram registrada 19 mortes por pneumonia e 21 por septicemia, que seria uma infecção generalizada.

Em 2019, antes da pandemia, o mês de outubro registrou 44 mortes por pneumonia e 28 por septicemia. Em 2020 foram apenas 15 por pneumonia e 19 por septicemia, enquanto a covid matou 48. Já em outubro de 2021 foram 40 mortes por pneumonia, 38 por septicemia e 53 por covid. 

Covid

De acordo com as estatísticas disponibilizadas no portal da transparência da Arpen Brasil – que reúne informações de todos os cartórios do país – até esta segunda-feira a covid-19 foi apontada como causa de 12,2% das mortes em novembro. No mês passado, o percentual foi de 20% e, em setembro, foi de 12%.

Os números sugerem uma leve oscilação, porém ainda com taxas bem inferiores aos meses anteriores. Em março, no auge da pandemia, o município chegou a registrar a covid-19 como causa de 59,2% das mortes. Esse percentual vem reduzindo desde abril, tendo sido verificada a menor taxa em agosto, com 11,6% dos óbitos relacionados à doença. (Danilo Kossoski)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.