em

PG tem duas mortes por covid-19 em 48 horas

(Foto: Arquivo DC)

O município de Ponta Grossa está entre aqueles que registraram óbitos atribuídos à covid-19, nas últimas 48 horas. Os dados se referem aos dois últimos boletins da doença, divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde nessa segunda-feira (15) e terça-feira (16).

No domingo (14), a SESA chegou a destacar que não houve registro de nenhum óbito no estado, até a publicação do boletim. O fato não ocorria desde 2020. No entanto, no dia seguinte foram incluídos dois óbitos retroativos na data de 14 de novembro. No boletim desta terça-feira (16), o dia 14 já aparece com cinco óbitos. Dos 18 óbitos ocorridos no estado entre domingo (14) e terça-feira (16), dois foram registrados em Ponta Grossa.

A redução no número oficial de óbitos atribuídos à covid-19 é evidente nos boletins divulgados diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA-PR). Mesmo com a divulgação de casos retroativos, de meses anteriores, os óbitos tiveram estatísticas de até 71 mortes em agosto, até 60 em setembro, e até 45 em outubro. Em novembro, o Paraná não registrou mais do que 17 mortes em um dia. As perspectivas favoráveis, do ponto de vista dos números oficiais, vêm embasando decisões governamentais, com redução das restrições impostas a comércio, serviços e circulação de pessoas.

Mortes em Ponta Grossa

Desde a semana passada, a Prefeitura de Ponta Grossa deixou de publicar o boletim da covid-19 aos sábados e domingos. Essa medida, aliada à inclusão frequente de casos retroativos, torna difícil o acompanhamento dos casos paralelamente à divulgação oficial fornecida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Segundo a FMS, entre sexta-feira (12) e segunda-feira (15) houve o registro de dois novos óbitos atribuídos à doença. No boletim desta terça-feira (16) há outros nove óbitos, retroativos referentes ao período entre 1º e 30 de junho. Com isso, os dois últimos boletins trouxeram 11 mortes, totalizando 1.404 óbitos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.