em

Receita faz blitz em PG para reduzir inadimplência do IPVA

Blitz está sendo realizada na Rua Silva Jardim, próximo ao Supermercado Muffato

Foto de arquivo do DC mostrando uma blitz de fiscalização de IPVA da Receita Estadual em Ponta Grossa
Foto de arquivo do DC mostrando uma blitz de fiscalização de IPVA da Receita Estadual em Ponta Grossa

A Delegacia da Receita Estadual de Ponta Grossa e a Polícia Militar realizam nesta manhã de quinta-feira (28) uma blitz para combater a inadimplência do IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). A bliz começou às 8 horas, na Rua Silva Jardim , próximo ao Supermercado Muffato.

O objetivo da fiscalização é diminuir a inadimplência do IPVA, que soma mais de 36 mil veículos com pendência em Ponta Grossa. A Receita Estadual já havia antecipado, no último dia 18, que intensificaria a fiscalização.

A última operação, realizada em 2019, reduziu em 47% a inadimplência daquele período, passando de 18,6% em junho para 10% em novembro. A expectativa agora também é de reduzir o índice, que é de 27,4% em relação ao total de veículos; ou seja, mais de 1 a cada 4 veículos registrados em Ponta Grossa ainda não pagou o seu IPVA de 2021.

Parcelamento do IPVA

Governo do Paraná instituiu uma nova opção de pagamento do IPVA: por meio do cartão de crédito. A nova medida foi autorizada pelo secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Júnior, na última segunda-feira (25).

A resolução que disciplina a alternativa institui um credenciamento de instituições financeiras que oferecem serviços online para recebimento de pagamentos eletrônicos por cartão de crédito. Ele será concedido pelo prazo de doze meses, admitidas prorrogações, a critério da Secretaria de Estado da Fazenda.

A fiscalização da execução das atividades será exercida pelo Governo do Estado. Uma das regras será a emissão do comprovante de pagamento ao dono do veículo pela credenciada. O edital detalhado deverá ser publicado no Diário Oficial nos próximos dias.

De acordo com o secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior, é uma medida que vai ao encontro da modernização da administração pública fazendária. “Temos que buscar novas formas de quitação de tributos, estreitando a relação com o contribuinte. A ideia é facilitar a vida de milhares de motoristas”, afirmou.

É mais uma novidade dentro da política de modernização do IPVA no Estado. Neste ano os contribuintes já puderam parcelar os pagamentos em até cinco vezes – até o ano passado o parcelamento máximo era de três meses.

Mesmo com a novidade, o sistema continuará o mesmo, de forma online, ou seja, os contribuintes não receberão o boleto em casa para efetuar o pagamento, nem qualquer outro tipo de correspondência. As guias continuam sendo emitidas pelo portal da Fazenda. A quitação do IPVA é um requisito obrigatório para emissão do certificado de licenciamento do veículo pelo Detran/PR.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.