em

Fundação divulga programação cultural do mês de maio em PG

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, preparou para o mês de maio uma agenda diversificada. Ao todo serão mais de 50 atividades em toda a cidade. A agenda começou no domingo (5) com o concerto da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa e o Tango Jazz Quartet (Argentina).

Ainda na área da música, o professor Marcelo Ijaille, do Conservatório Maestro Paulino, ministrará o Seminário ‘Formas e Estruturas Musicais’, no dia 10 de maio. A atividade será às 16h30, no Centro de Música. Não é necessária inscrição prévia e a atividade é voltada para leigos e iniciantes.

Já o projeto Sexta às Seis anima o público no Parque Ambiental nos dias 24 (com as bandas Trovadores Celtas e Notórios Bardos) e 31 de maio (com Circuito Absoluto e Índigo). Os shows começam às 18h, com entrada gratuita. Para fechar a agenda musical, no dia 27 de maio, às 19h30, no Centro de Música, haverá uma apresentação das Meninas Cantoras de Ponta Grossa, coordenadas pelas professoras Priscila Oliveira e Andresa Lino. A entrada é gratuita.

Entre os dias 22 e 25 de maio, a Fundação Municipal de Cultura realiza a 33ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei, com concertos e espetáculos. No dia 22 de maio, o Sesc Ponta Grossa tem agendado o Ciclo de Palestras sobre Patrimônio Histórico-Cultural. O Museu Campos Gerais (MCG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa, integra neste mês a 17ª Semana Nacional de Museus, que tem como tema os ‘Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições’. A programação inicia no dia 10 de maio, às 14h, no Auditório Brasil Pinheiro Machado.

O projeto de extensão Lente Quente, do curso de Jornalismo da UEPG, traz a Ponta Grossa o fotógrafo Victor Moriyama para a palestra ‘Periferias do olhar’. Já às 18h30, o MCG estreia o projeto ‘Noites de Sexta’, que deve oferecer opção regular de atividade cultural no museu nos próximos meses. Nesta edição, quem comanda as atividades é o professor, pesquisador e músico Carlos Ramos, do curso de Música da UEPG. Ele promove uma viagem sonora pelo acervo musical do museu, utilizando instrumentos musicais de diferentes contextos e épocas.

 

Exposições

De 07 a 31 de maio, na Galeria Lúcio Ribeiro, localizada na Estação Arte, estará em exposição obras do Acervo Municipal de Esculturas. A Estação Arte fica aberta para visitação das 8h às 14h. Já do dia 10 de maio a 10 de junho, das 13h às 18h, a Galeria João Pilarski (1º andar do Centro de Cultura) recebe a exposição ‘Entrecorpos’, composto por fotografias feitas por alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UEPG.

E o hall do Centro de Música (Conservatório) recebe, de 14 de maio a 14 de junho, a exposição de pinturas a óleo ‘Maio em cor’, do artista plástico Zunir Andrade. O espaço fica aberto para visitação das 8h às 12h e das 13h às 22h, de segunda a sexta-feira. Todas as exposições têm entrada gratuita.

 

Conecta Biblioteca

Na Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei os encontros do Clubes de Leitura serão no dia 29 de maio, com o professor e escritor Ramon Ronchi. Às 14h, no clube voltado aos jovens, será debatido as obras do personagem Sherlock Holmes, escritas por sir Arthur Conan Doyle. No encontro das 19h será debatido o livro ‘Forte Apache’, escrito por Ramon Ronchi e publicado em março de 2019.

 

Festival Nacional de Contadores de Histórias

No dia 7 de maio, às 19h30, o Centro de Cultura recebe a abertura oficial do 5º Festival Nacional de Contadores de Histórias, com o projeto ‘Costureiras de Histórias’ e apresentação de uma narrativa do Núcleo de Contadores de Histórias Conta Ponta Conta. Nos dias 8 e 9, na Mansão Villa Hilda, o público poderá acompanhar também os ‘Causos de arrepiar gente grande’, sempre às 22h30, com a contadora Josiane Geroldi (Chapecó/SC). Outra ação inédita do festival será o ‘Percursos Afetivos’. A performance – inédita na cidade – irá acontecer nos dias 9 e 10 de maio, com concentração na Mansão Villa Hilda às 11h30 e no estacionamento da Biblioteca Pública às 19h, nos dois dias. Nos dias 8, 9 e 10, sempre às 19h30, no Centro de Cultura, haverá também atividades de contação de histórias voltadas a adultos, com contadores de todo o Brasil que estarão em Ponta Grossa.

 

As atividades são gratuitas e abertas a qualquer interessado. A programação completa está disponível no pontagrossa.pr.gov.br/cultura e também no aplicativo Cultura Paraná, que pode ser baixado gratuitamente no celular.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.