em

AMTT investiga o que causou pane em semáforos de Ponta Grossa

Falha em comunicação fez semáforos ficarem somente no amarelo intermitente durante a manhã

Foto: Divulgação

O tráfego de veículos ficou especialmente complicado, nesta quarta-feira (6), em Ponta Grossa. Uma falha no sistema eletrônico fez com que sinaleiros de três bairros da cidade deixassem de funcionar adequadamente. O problema foi vivenciado por muitos motoristas, especialmente no horário de deslocamento ao trabalho, nas primeiras horas da manhã.

No momento, a AMTT está avaliando as situações que acarretaram a falha no sistema e quais as medidas cabíveis para evitar que o problema volte a ocorrer.

Pane em semáforos de Ponta Grossa

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), o problema afetou os bairros Oficinas, Uvaranas e Nova Rússia. O motivo foi uma “instabilidade na rede de dados utilizada pelo sistema, que acabou acarretando a não alteração dos semáforos que operam no modo intermitente, como fica na madrugada”.

A Lei Municipal 11.502 de 2013 prevê que os semáforos funcionem das 24h às 5 horas somente com luz amarela intermitente. A intenção é dar maior segurança nos cruzamentos durante a madrugada, prevenindo a ação de criminosos. Nesta manhã, a falha no sistema fez com que os sinaleiros permanecessem no modo usado durante a madrugada.

Para solucionar a pane em semáforos de Ponta Grossa, foi preciso fazer a reinicialização manual dos semáforos afetados para a retomada da comunicação com o sistema. Com isso, a falha durou cerca de quatro horas. A cidade conta com 124 cruzamentos com semáforos e 21 deles foram atingidos pela falha.

Um veículo colidiu contra poste na Visconde de Mauá, durante a manhã. A via foi uma das afetadas pela pane nos semáforos. Funcionários fazia a reposição, na tarde desta quarta-feira (Foto: José Aldinan)

Regra nos cruzamentos

Além da pane nos semáforos de Ponta Grossa, muitos motoristas não sabem, ou esqueceram, o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre a passagem em cruzamentos sem semáforo.

Para esses casos, a autarquia lembra que “a orientação é para que os motoristas reduzam a velocidade,  redobrem a atenção, e utilizem da regra geral de cruzamentos não sinalizados, onde a preferência é de quem vem à direita do condutor”, conforme detalhado no Artigo 29.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.