Setembro terminou como o mês com menos mortes por covid em 2021 no Brasil, totalizando 16.275 vítimas pela doença. PG (Ponta Grossa) seguiu o mesmo caminho, registrando 22 vidas perdidas nos 30 dias do nono mês do ano. Redução de 21,4% em relação ao mês anterior, quando 28 pessoas morreram em decorrência da contaminação pelo coronavírus. No comparativo com julho, a queda é de 61,4%. Os dados são de boletins da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
A queda drástica mostra que o andamento da vacinação tem efetividade para combater a manifestação mais grave da doença. Conforme os dados mais atuais do Vacinômetro, Ponta Grossa aplicou 373.624 doses. Segundo a FMS, 97,6% da população adulta estimada pelo município recebeu a primeira dose ou dose única dos imunizantes.
Já a soma de ‘segunda dose ou dose única da Janssen’ alcançou 51,5% dos adultos ponta-grossenses. Esse montante representa pessoas com o ciclo completo. Contudo, idosos e profissionais da saúde ainda vão receber dose de reforço. Ela se faz necessária por conta da vulnerabilidade que esses grupos apresentam em relação ao vírus.
A vacinação não impede que a pessoa tenha exame positivo para o vírus, mas de forma ampla evita as formas graves da doença, evitando hospitalizações em massa, o que ocorreu nos primeiros meses do ano, quando PG chegou a registrar mais de 300 mortes por covid em único mês.
Casos
Apesar da redução de mortes por covid em PG, o mês de setembro teve elevação do número de casos. Foram 2.350 exames positivos registrados pela Fundação de Saúde ante 1.788 de agosto. O crescimento é de 31,4%. Ainda é uma quantidade baixa quando se olha para os primeiros meses do ano, mas serve de alerta para monitoramento das autoridades.
O aumento coincide com o período em que a Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR) oficializou o primeiro caso da variante Delta em Ponta Grossa.
Além disso, uma pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) identificou a transmissão comunitária da mutação na principal cidade dos Campos Gerais. O estudo que analisa amostras de pacientes sugere o crescimento desde o dia 13 de agosto.
“A Delta é mais transmissível, então podemos associar o novo aumento de casos à nova variante”, diz a médica infectologista do Hospital Universitário, Gabriela Margraf Gehring. As vacinas disponíveis no Brasil funcionam contra a variante Delta, mas estudos internacionais indicam que a blindagem da Pfizer e Astrazeneca ficam elevadas somente com as duas doses.
Após a primeira dose das vacinas da Pfizer e AstraZeneca, a blindagem vai para a casa dos 30%. Com o esquema completo, a proteção salta para 74% e 67%, respectivamente. É o que indica estudo publicado no New England Journal of Medicine.
Mortes e casos de covid em PG em 2021
Setembro
Mortes: 22
Casos: 2.350
Agosto
Mortes: 28
Casos: 1.788
Julho
Mortes: 57
Casos: 2.137
Junho
Mortes: 174
Casos: 5.673
Maio
Mortes: 114
Casos: 5.391
Abril
Mortes: 163
Casos: 3.094
Março
Mortes: 310
Casos: 7.712
Fevereiro
Mortes: 107
Casos: 4.770
Janeiro
Mortes: 94
Casos: 5.867