em

Plantas aquáticas crescem e mudam paisagem no Lago de Olarias

Vegetação aquática avança sobre espelho d’água

Foto: Julio César

Ao longo dos últimos meses, a vegetação ganhou espaço sobre a superfície do Lago de Olarias, em Ponta Grossa. Com isso, parte do espelho d´água foi coberta pelas plantas aquáticas, o que levou frequentadores do Parque de Olarias a questionar se isso não causaria prejuízo à fauna e à proposta do lago, de permitir sua contemplação.

Plantas aquáticas

A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais levou esse questionamento à Prefeitura. De acordo com o Município, a expansão da vegetação aquática é esperada e não constitui problema. “Trata-se de vegetação natural. Faz parte do cenário previsto para o Parque de Olarias, inclusive como berço para as aves”.

Foto: Júlio César

Berçário de aves

Um dos locais onde houve crescimento da vegetação fica, inclusive, bem perto de onde está placa informando as espécies de aves que se reproduzem na região. Entre os pássaros encontrados no local estão a garça, o biguá, o frango d’água e o quero-quero.

Registro feito por Rosineia Duarte Ribeiro Bueno Santos e publicada no grupo Amigos do Lago de Olarias

Paisagem no Lago de Olarias

“Há necessidade de manutenção periódica desta vegetação, para não dominar toda a área do lago e os gabiões. A frequência [de retirada] depende da rapidez do crescimento da vegetação. No verão ocorre, em média, a cada 15 dias. No inverno a cada 45 dias, em média”, detalhou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O mais recente trabalho de supressão de vegetação ocorreu na semana passada, e a próxima será inserida no cronograma conforme a necessidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.