O Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência do Paraná disponibilizou, em mais de um ano, 2.696 documentos para autistas. São as chamadas “carteiras de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”.
O aumento pela procura do documento, que é gratuito, ocorreu entre abril e início de agosto deste ano, com a concessão de 1.443 novos registros. O documento para autista garante a prioridade no atendimento em serviços públicos.
Transtorno do Espectro Autista: saiba mais a respeito
Documento para autista
Segundo o presidente da Celepar, Leandro Moura, para ter o documento para autista, o cidadão entra no portal www.carteiradoautista.pr.gov.br e preenche os dados, e com isso será gerada uma carteira digital.
As informações coletadas serão empregadas na criação de um banco de dados que servirá para aprimorar os serviços já oferecidos. A pessoa também poderá imprimir a carteirinha, que vai conter um QRCode com todos os dados, evitando a burocracia. “Os números comprovam o quanto esse serviço tem sido eficiente”, afirmou.
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Identificação
Por meio da carteira, essas pessoas têm atendimento preferencial em vários segmentos públicos (em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social) e também privados, como farmácias, supermercados, bancos e outros estabelecimentos comerciais.
O secretário Ney Leprevost destacou a importância da iniciativa ao afirmar que o Governo trabalha muito para viabilizar o direito ao documento para autista. “Somos um dos primeiros estados do Brasil a adotar esta iniciativa”, disse. “Muitas vezes a pessoa não tem como comprovar que está no espectro, então o grande benefício é ter identificação, evitando assim o preconceito ou interpretações equivocadas”, explicou.
Cadastro
O programa para cadastramento e criação do banco de dados está sendo coordenado pelo Departamento da Política para Pessoa com Deficiência, chefiado por Felipe Braga Côrtes, da equipe da Sejuf, e o desenvolvimento da plataforma foi feito pela Celepar.