em

UPA e HU de Ponta Grossa estão superlotados

Foto: Arquivo DC

Mais uma vez, na noite de quarta-feira (2) a UPA Santa Paula de Ponta Grossa informou que estava superlotada e que o tempo de espera por atendimento estava acima do regulamento.

O comunicado acrescentou que o Plano de Contingência estava ativo e que a prioridade eram os pacientes com problemas respiratórios moderados e graves.

Os casos leves estavam sendo encaminhados às Unidades Básicas de Saúde que atendem pacientes com suspeitas de covid.

A UPA Santa Paula é a principal unidade de entrada de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com suspeita ou caso confirmado de covid em Ponta Grossa.

A superlotação da UPA é um reflexo direto da superlotação dos leitos hospitalares do SUS, especialmente do Hospital Universitário Regional, referência da doença nos Campos Gerais.

No último boletim do HU, emitido na quarta-feira, absolutamente todos os leitos clínicos e de UTIs estavam ocupados. Já o boletim da Fundação Municipal de Saúde informou 284 novos casos e seis óbitos.

Nos últimos 13 dias, a fila de espera por um leitos no Paraná cresceu 13%. Os dados da Secretaria de Estado da Saúde indicavam que 712 pacientes precisavam de UTI e 500 de leitos clínicos.

Boletim da Universidade Estadual de Ponta Grossa emitido na quarta-feira (2)
Nota da UPA Santa Paula emitida na noite de quarta-feira (2)

Nada mudou no HU

Nesta quinta-feira (3), todos os leitos do HU continuam ocupados, conforme o boletim divulgado no final desta manhã.

Primeira atualização feita às 14h11 desta quinta-feira (3), com a inclusão do boletim do Hospital Universitário Regional.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.