em

Fiep promove debate sobre Custo Brasil e seus impactos na indústria

Foto: Divulgação

Evento nesta quinta-feira (20), às 9 horas, com transmissão ao vivo, terá participação do industrial Jorge Gerdau Johannpeter e do secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Jorge Lima

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Indústria, a Fiep promove, nesta quinta-feira (20), às 9 horas, um evento virtual para debater o Custo Brasil e seus impactos para o setor industrial. O encontro terá a participação do presidente da entidade, Carlos Valter Martins Pedro, do industrial Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e de Jorge Lima, Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia.

Eles falarão sobre o projeto que o MBC e o ministério desenvolvem em parceria, com o objetivo de encontrar soluções que resultem na redução do chamado Custo Brasil. Os estudos realizados nesse trabalho chegaram à conclusão de que, por ano, o setor produtivo nacional tem gastos adicionais de R$ 1,5 trilhão, quando se comparam as condições de produção no país com as de outras nações industrializadas. A iniciativa conta com apoio do Fiep.

O evento será aberto ao público em geral, com transmissão ao vivo. Para saber mais e acompanhar o debate, acesse: https://www.sistemafiep.org.br/mes-da-industria-2021-1-33676-454722.shtml.

Dia Nacional da Indústria

Em 25 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Indústria. Uma data que, em 2021, chega ainda em meio a incertezas no cenário econômico causadas pela pandemia de Covid-19. Mas que, para a Fiep, merece ser comemorada pela força que a indústria vem demonstrando para atravessar mais essa crise.

Para se ter uma ideia da importância da indústria, no Paraná ela movimenta o equivalente a R$ 93,7 bilhões anualmente, o que representa 24,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado – a soma de todas as riquezas produzidas pelos diferentes segmentos. Um montante que coloca o parque industrial paranaense como o quarto principal do país, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Tudo isso é feito por um conjunto de mais de 68 mil empresas que estão sob a representação institucional da Fiep. Indústrias que são responsáveis por mais de 890 mil empregos diretos. Essa força e diversificação ficou ainda mais evidente com a pandemia. Mesmo com todos os desafios e restrições, em 2020 a indústria foi o segmento que mais criou empregos formais no Paraná, com 24.799 novos postos de trabalho, respondendo por quase metade das vagas geradas no Estado no ano. Um desempenho que vem se mantendo em 2021. No primeiro trimestre deste ano, já foram acumuladas mais 24.327 novas contratações pelo setor, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.