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Alta demanda faz atendimento na prefeitura demorar quase um mês

Foto: Divulgação

Gaudêncio Borbagato* está que não aguenta mais de indignação. Ele, que normalmente é mais grosso que dedo destroncado, manteve sua paciência até agora, mas decidiu jogar tudo no ventilador: acionou a imprensa.

Conforme o relato que fez à reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais, decidido a solucionar uma pendenga envolvendo o pagamento de seu IPTU, Gaudêncio discou na segunda-feira (12) o número  da Prefeitura de Ponta Grossa (3220-1000) e depois os ramais 1208 ou 1333. Mas, por mais que insistisse, sua chamada não foi atendida . Isso, considerando que ele só queria agendar um horário para atendimento presencial.

“Eu não queria ir lá, queria agendar um horário pra ver sobre o IPTU. Eu já tenho o protocolo, mas tenho que ver o que tá acontecendo”, disse. Gaudêncio diz entender que a pandemia mudou tudo, que o atendimento só é feito por agendamento. Mas, lá se foram dois dias tentativas e 20 ligações não atendidas.

De cara enferruscada, ele foi até a sede da prefeitura na quarta-feira (15) para agendar atendimento. Disse não ter visto nenhum telefone na recepção, o que explicaria muita coisa. “Fiz o teste e liguei com meu celular, de dentro da prefeitura, e não fui atendido. Perguntei pra atendente sobre o telefone, mas não me respondeu”.

Gaudêncio acabou conseguindo agendamento. Só que para o dia 10 de maio. Ao sair da prefeitura, caminhou cabisbaixo, com a aba do chapéu cobrindo sua cara amarrada. Era a certeza de que teria que exercitar a paciência mais uma vez. A questão do IPTU vai precisar esperar quase um mês para ser resolvida.

Demanda

Questionada sobre o problema da demora no atendimento, a prefeitura informou que, como é a primeira semana de atendimento normal do Paço Municipal após os decretos que instituíram a modalidade home office para o serviço público municipal, a Praça de Atendimento está com um fluxo muito grande de solicitações. Atualmente, são atendidas, em média, 150 pessoas por dia na Praça de Atendimento e são registrados diariamente uma média de 100 a 120 agendamentos.

Mais ramais

Devido à pandemia e os respectivos cuidados, tanto para os munícipes como para os servidores do espaço, o trabalho está sendo realizado em escalas, em virtude disso, os 450 atendimentos por dia, foram reduzidos para 150. Para agilizar os atendimentos telefônicos, no início da próxima semana mais ramais serão disponibilizados para atendimento ao público.

Serviço 156

Como alternativa, a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos lembra que muitas demandas, entre elas denúncias, reclamações, requerimentos e pedidos de informações – inclusive sobre o IPTU – podem ser solicitadas através do Serviço 156, tanto por telefone (fixo), como também pelo 156 on-line pelo site https://prefeitura156.pontagrossa.pr.gov.br/. Gaudêncio não sabia dessa opção, e promete fazer uso do site em outras oportunidades.

*O nome é fictício para preservar a identidade do cidadão, mas a situação é real.

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