em

Chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier fala sobre o panorama da doença na região

(Foto: Divulgação/CMPG)

Em participação na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa nesta segunda-feira (22), o chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier, deu detalhes aos vereadores sobre o panorama da pandemia de covid-19 nas 12 cidades atendidas pela 3ª Regional, incluindo os níveis de contaminação e mortalidade, assim como os índices de vacinação.

Segundo ele, nas cidades da região, que contemplam população estimada de 570 mil habitantes, os casos confirmados de covid-19 chegam a 50 mil. “Se considerar os casos com sintomas leves, que não procuram os serviços de saúde, a estimativa é que são cerca de 250 mil pessoas da região que tiveram contato com o vírus”, frisa.

Robson ressaltou ainda que a nova variante da covid-19 tem nível de transmissão maior. “Além disso, temos maior número de jovens sendo contaminados, número crescente de crianças, além dos adultos acima de 60 anos. Aí se observa a necessidade de vacinação deste público. Com a vacinação, inclusive, começamos a observar a diminuição da média dos casos confirmados das pessoas com idade acima dos 70 anos”, aponta o chefe da 3ª Regional.

Ele aponta ainda que a região está em uma curva crescente de casos. “Em virtude das aglomerações de final de ano, festas natalinas, carnaval, esta curva crescente já era esperada. E, não temos perspectiva de, num curto prazo, esta curva diminuir”, avalia. “Nós ainda enfrentaremos dias difíceis pela frente”, completa Robson. Segundo ele, no número de óbitos a cada 100 mil habitantes, Ponta Grossa, Piraí do Sul e Carambeí apresentam coeficiente de mortalidade acima da média do Estado. “Não estou aqui para causar pânico, mas para que os vereadores transmitam esta realidade ao conjunto da sociedade que representam”, afirma.

Vacinação e lockdown

O chefe da 3ª Regional também destacou a importância da vacinação e reforçou a importância da população em respeitar o lockdown. “Hoje nós sabemos mais e, até onde temos conhecimento, nós podemos, sim, trabalhar para diminuir o número de casos e óbitos. Verificamos que nos países que adotaram a vacinação e o lockdown com apoio da população conseguiram diminuir significativamente o número de transmissão”, frisa.

Durante o seu pronunciamento, Robson destacou ainda que nesta segunda-feira (22) a 3ª Regional recebe 18.030 doses. A recomendação do Ministério da Saúde, segundo ele, é que os municípios apliquem imediatamente as doses, não guardando as doses para segunda aplicação, como vinha sendo feita.

Durante o encontro, o chefe da 3ª Regional também esclareceu diversas dúvidas dos vereadores.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.