em

Carambeí participou da V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Representantes do município de Carambeí participaram, em Curitiba, da V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento realizado nos dias 5 e 6 de agosto com o tema Comida no Campo e na Cidade: o que Temos e o que Queremos?, teve como proposta ampliar e fortalecer os compromissos para a promoção da soberania alimentar e do direito humano à alimentação adequada.

A servidora municipal Andressa Dudcoschi e o produtor Milton Pedroso Filho participaram como delegados representando o município e a macrorregião de Ponta Grossa, União da Vitória e Irati. Eles foram eleitos nas Conferências Municipal e Macrorregional. Também participou do evento o nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Deoclides Marques Junior.

A conferência em Curitiba foi precedida de etapas em 383 municípios e encontros em 14 macrorregiões, com participação de mais de 20 mil pessoas. Das discussões resultarão um conjunto de ações e diretrizes para aperfeiçoar políticas públicas de acesso a alimentos de qualidade, melhoria do abastecimento, sustentabilidade, futuro da agricultura familiar, redução de desperdício, entre outros. Eles vão compor o plano para o quadriênio 2020-2023.

Carambeí

De acordo com Andressa um dos resultados da conferência municipal que será colocado em prática é a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que vai possibilitar a adesão de Carambeí ao SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). Ela lembra que na etapa local foi aprovada uma moção de aplauso. "Na nossa conferência municipal, foi aprovada pela plenária uma moção de aplauso aos agricultores familiares que fazem parte do grupo de fornecedores da merenda escolar", lembra.

Moção de aplauso 

A plenária da II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Carambeí, no uso de suas atribuições regimentais, expede a presente moção de aplauso ao grupo de Agricultores Familiares fornecedores do Programa Nacional de Alimentação Escolar no âmbito do município de Carambeí, destacando o trabalho e dedicação dos mesmos no campo que, com a arte do cultivo da terra, fornecem alimentos seguros e saudáveis às nossas crianças, o que ajuda não apenas em seu desenvolvimento biopsicosocial, mas também na criação de bons hábitos alimentares e sociais.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar teve início no ano de 2011 em nosso município, com a participação de 2 produtores. No ano de 2019, este grupo possui 17 agricultores que fornecem produtos sazonais cultivados com os princípios de agroecologia e respeito à terra, garantindo a sustentabilidade, diversificando a alimentação dos alunos conformes costumes locais e gerando renda no âmbito municipal. A estes bravos colaboradores do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, a plenária dedica esta moção de aplauso.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.