A Prefeitura de Ponta Grossa tem estudado alternativas para ampliar e desafogar o atendimento dos pacientes considerados suspeitos de covid-19. Uma das mudanças implementadas foram as três Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas para receber este público de segunda a sexta-feira. Agora, a nova mudança é na ampliação no horário de atendimento destes locais, bem como da equipe técnica disponível, ficando das 8h às 21h, sem intervalo para almoço.
Quando as três UBS foram tornadas exclusivas para casos covid-19, em 4 de janeiro, elas atendiam das 8 às 17 horas. Cerca de duas semanas depois, o atendimento foi estendido até as 19 horas. Agora, o atendimento passa a ocorrer até as 21 horas. Desde o início do ano, essas três unidades não fecham para almoço. A medida foi necessária, diante da alta demanda verificada na UPA Santa Paula.
“Esse horário foi pensado para que diminuísse a demanda dos casos leves da UPA, a qual fica aberta 24 horas e é referência para os casos moderados e graves. A ampliação é vai distribuir o atendimento”, explica o secretário de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco. Cada Unidade referência estará com três médicos, três enfermeiras, quatro técnicos em enfermagem, dois administrativos e um zelador.
Remanejamento
Para manter as equipes técnicas nos três locais de atendimento exclusivo foi necessário reduzir o número de profissionais nas demais unidades. Em janeiro e fevereiro a Fundação Municipal de Saúde (FMS) atendeu em torno de 7 mil consultas médicas, 8.900 coletas de exames e 10.700 demais atendimentos nas unidades de atendimento exclusivo.
“Agora as Unidades vão atender urgências (acolhimento), renovação de receitas de doentes crônicos, consultas de pré-natal e ação do 5º dia para os recém nascidos. Nós cancelamos temporariamente consultas eletivas, preventivos e puericultura. Contamos com a compreensão da população, pois estamos trabalhando com a gravidade do momento, que levou a redução nos atendimentos eletivos (não urgentes) nas unidades”, destaca o coordenador da Atenção Primária, Thiago Bueno.
Destino de pacientes
A partir de agora o município irá redirecionar os pacientes azuis que procurarem o atendimento da UPA Santa Paula (leves – sintomas febris leves, coriza nasal, dor leve no corpo, tosse ocasional, febrícula) para que o serviço possa aumentar os atendimentos de laranja e vermelho (moderados – cefaleia intensa, dor no corpo, dor nas articulações, febre alta (acima de 38,5°), tosse constante, vômito, diarreia e dificuldade respiratória e graves – todo o moderado, mais falta de ar intensa e instauração (baixos índices de oxigênio no sangue).
Telefone
Para que a população não procure o local errado, a FMS continua disponibilizando o atendimento e orientações através da central de atendimentos, pelo telefone 3220-1019. “Contamos também com o teleatendimento, indicado para casos leves, contatos de casos confirmados e casos confirmados assintomáticos, que também podem ser marcados pela central”, ressalta a enfermeira, Luciana Gasparello.