em

Estudante de PG é prata em Olimpíada Brasileira de Química

Redação dcmais com assessoria

A trilha de Lucas Perondi Kist, de 17 anos, até conquistar a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Química não foi fácil. Natural de Ponta Grossa, o jovem do 3º ano do Ensino Médio, passou por várias etapas em diferentes competições.

Além da relevante conquista, Kist obteve um resultado tão importante quanto, se não mais importante: a aprovação na Unicamp, no curso de Estatística, via olimpíada (Edital Vagas Olímpicas), seu grande sonho. A Unicamp está entre as três melhores universidades da América Latina de acordo com o último ranking Times Higher Education (THE).

Os primeiros passos para a prata foi uma seleção dentro do colégio que estudava em 2019. Em seguida, disputou a Olimpíada Estadual de Química e ficou entre os dez melhores do Paraná. Fora isso, obteve a classificação para a Olimpíada Brasileira, do mesmo ano, e levou o bronze.

Com o resultado positivo, garantiu presença na edição 2020 da Olimpíada Nacional, que foi online em virtude da pandemia. Depois de resolver questões semelhantes às de vestibular, porém com conteúdos mais complexos e analisar e responder perguntas sobre vídeos veio a recompensa, a almejada prata e a aprovação na Unicamp.

Vontade de aprender

O estudante conta como foi sua preparação e já esperava um final feliz. “Foquei bastante nos estudos, realizei provas anteriores e tive apoio dos professores e da família. Além disso, fui desafiado com exercícios de nível universitário e tive ajuda da monitoria de química da escola na preparação mais específica. Fora minha aprovação, a Olimpíada ajudou a testar meus conhecimentos. Fiquei com vontade de aprender assuntos mais complexos”, conta Kist.

Vanize Noimann, diretora do Elite Ponta Grossa credita o feito à garra de Kist. “Conheço o Lucas desde muito pequeno, seu esforço, seus valores e a enorme vontade de melhorar o mundo me encantaram sempre. Seu futuro é grandioso. O mérito desse grande sonho realizado, compartilhado por todos nós obviamente está na garra demonstrada em cada aula, cada trabalho, em participações em Olimpíadas, mantendo o foco nos estudos”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.