em

Uso de máscaras deve continuar, mas item não deve ser lavado mais que 30 vezes

Média móvel de casos de Covid-19 cresce no estado e na região. Governo amplia medidas de prevenção contra a doença. Foto: Arquivo DC

O aumento nos contágios pelo novo coronavírus em Ponta Grossa e em outros municípios do país coincidiu com o relaxamento das medidas de prevenção contra a covid-19 pela população. Em Ponta Grossa, dentre todas as exigências inicialmente impostas por força de decreto, uma das poucas que não deixou de valer foi a obrigatoriedade do uso da máscara. No entanto, com pouca fiscalização e com a suspensão de medidas anteriores, parte das pessoas deixou até mesmo de cumprir essa exigência.

Basta caminhar pelas ruas da cidade – especialmente nos bairros, mas também no Centro – para encontrar pessoas sem máscara, ou com a máscara no queixo. Para além dos decretos, o uso de máscaras é recomendado por várias instituições de saúde no país, desde abril de 2020.

No caso das máscaras caseiras, a Anvisa emitiu naquele mês um documento que orienta o uso da máscara pelo período máximo de três horas, sendo depois necessário trocá-la por outra. Também explica como deve ser feita a higienização do item, e recomenda que uma mesma máscara não seja lavada mais que 30 vezes, sob o risco de perder sua capacidade de barrar o vírus.

“As máscaras de tecido podem ser lavadas e reutilizadas regularmente, entretanto, recomenda-se evitar mais que 30 (trinta) lavagens e a máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas. Já as máscaras de TNT não podem ser lavadas, devendo ser descartadas após o uso”, complementa texto publicado pelo Sesi, também em abril daquele ano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.