em

Artista de Ponta Grossa mantém viva tradição de pintura em vitrines

Mérison vive dos desenhos que faz em vitrines e paredes (Foto: Fábio Matavelli)

A maioria dos papais noéis nas vitrines de lojas em Ponta Grossa têm algo em comum, e não é somente a roupa vermelha ou a barba branca. Quase todas as imagens do bom velhinho, cuidadosamente delineadas com tinta no vidro dos estabelecimentos comerciais, são de autoria de Mérison Luís Pinheiro dos Santos.

Aos 40 anos, o artista ponta-grossense vive dos traços que dão significado a paredes e vitrines. No final do ano, suas obras retratam símbolos relacionados à data, conforme prévio acordo com os clientes. “Faço a arte temática para cada estabelecimento. Assim, um açougue pode ter o Papai Noel segurando uma costela, ou o restaurante um Papai Noel garçom”, diz. A procura pelos desenhos vem aumentando ano a ano.

Muito do que Mérison faz, aprendeu sozinho. Mas recorda com admiração de aulas recebidas aos 12 anos. Segundo ele, seu professor foi, por cerca de dois meses, o artista plástico Sidney Mariano. “Foi meu grande mestre e incentivador”, diz.

Quando passar o Natal, Mérison deve voltar ao seu trabalho com aerografia, que ilustra várias paredes na cidade. Se você vir um Fiat 147 azul metálico estacionar diante de uma loja, e de dentro sair um sujeito com as ferramentas de pintura, é porque ele deve ter encontrado mais uma tela.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.