em

Ponta Grossa tem primeira campanha de Natal com foco em bairro

Professor Nelson Canabarro é o presidente do Observatório da Inclusão (Foto: Arquivo DC)

Ponta Grossa registra, neste ano, a primeira Campanha de Natal com ênfase no comércio de bairro. A região do Parque dos Pinheiros, no Bairro Cará-Cará, saiu na frente.

A iniciativa é resultado de um trabalho da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com chancela do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (Cdepg). É o Programa de Desenvolvimento da Economia (PDE).

O professor da UTFPR, Nelson Canabarro, é um dos envolvidos no projeto-piloto, que tem a proposta de fortalecer a economia de bairro. A médio prazo, a ideia é formar câmaras de desenvolvimento nos bairros da cidade. Após a aplicação no Parque dos Pinheiros, a proposta deve avançar em outras regiões da cidade.

“As câmaras de desenvolvimento têm quatro pilares: negócios (formais e informais), formação (de trabalhadores, empresários e comunidade), integração (entre os moradores e associação de moradores) e políticas públicas não partidárias”, explica Canabarro.

Para efetivar a campanha, mais de R$ 2 mil em prêmios serão distribuídos, através de um sorteio que ocorre dia 5 de janeiro. São 21 lojas participantes, e quem adquirir produtos nelas concorre a diversos brindes.

Trabalho conjunto

À UTFPR coube a oferta de alunos bolsistas de extensão e a criação de um aplicativo para negócios no bairro, que deve ficar pronto para testes em fevereiro de 2021. A UEPG forneceu apoio de professores e acadêmicos voluntários do Departamento de Economia. E a Acipg forneceu consultoria e coordenação para a implantação do projeto.

Sérgio Ditkun coordena o PDE e presta serviço de consultoria. Segundo ele, os trabalhos estão avançando rápido. “Já estamos em conversa com pessoas da Palmeira, Costa Rica 1 e Santa Mônica. Na segunda-feira temos agenda com representante no Bairro Olarias”, diz.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.