em

Procura por rematrículas segue baixa na rede estadual

Foto; Fábio Matavelli

A procura por matrículas e rematrículas na rede estadual segue baixa em Ponta Grossa e também nos demais municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação. O prazo segue até o dia 18 de dezembro exclusivamente pelo site www.diaadia.pr.gov.br/ mas, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seed), apenas 20% dos alunos se matricularam até o momento. Caso o prazo não seja respeitado, os alunos vão entrar em lista de espera e terão que aguardar as escolas que tenham vagas sobrando.

Em todos os municípios do Núcleo de Educação, deverão ser realizadas cerca de 60 mil rematrículas e matrículas de novos alunos, mas apenas 20.566 foram realizadas. Em Ponta Grossa, conforme apontou a Seed, a meta é atingir 20 mil matrículas nas 49 escolas mas, até o momento, foram realizadas 7,2 mil.

“É um número considerado bastante baixo, pois a rematrícula está sendo realizada de forma online, o que permite maior facilidade no acesso e nas questões de segurança. A nossa preocupação maior é deixar para a última hora, pois isso atrasa a atualização do sistema e também o nosso planejamento para o ano letivo de 2021. Quanto mais dados atualizados, mais fácil e concreto é o processo”, apontou Adriana Kampa, diretora de Planejamento e Gestão Escolar da Seed.

Segundo Adriana, a pandemia não é fator de justificativa para a demora na realização das matrículas e rematrículas. “Já é um hábito as famílias deixarem para depois. Apesar de ter sido um ano difícil, não podemos atribuir isso à pandemia. Muitos pais deixam para fazer a matrícula no mês de janeiro ou quando começa o ano letivo. Caso o prazo não seja cumprido, o aluno precisará aguardar vaga somente onde for disponibilizado”, reforçou Adriana.

Planejamento

O início do ano letivo na rede estadual está previsto para acontecer no dia 18 de fevereiro na modalidade de ensino híbrido. “A ideia é continuarmos com os atendimentos online e também com o presencial. Mas ainda dependemos do comportamento da pandemia e do cenário de como estará a situação no próximo ano. Além disso, precisamos do aceite das famílias que estão assinando termos de compromisso de retorno às aulas. Até o momento já temos cerca de 40% dos alnos que já voltaram para as atividades extracurriculares”, disse a diretora.

A Secretaria de Educação segue a Resolução da Secretaria Estadual de Saúde que trata das medidas de segurança para o retorno das aulas. “Em uma sala onde cabem 30 alunos, seriam apenas 15 estudantes por turma, respeitando o distanciamento entre os estudantes, por exemplo”, destacou.

Particular

A procura por vagas nas escolas estaduais também aumentou por parte dos alunos que estão migrando da rede particular. “Percebemos um aumento por conta da pandemia, mas também as famílias puderam perceber a qualidade do ensino na rede estadual com a oferta das aulas online.”, finalizou Adriana.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.