em

Câmara de PG aprova acordo de cooperação para intercâmbio de alunos

Em sessão realizada nesta quarta-feira (25), os vereadores de Ponta Grossa aprovaram, em primeira discussão, e logo em seguida, em segunda discussão, em sessão extraordinária, projeto de lei 326/2019 – do Poder Executivo – que homologa os acordos de cooperação internacional celebrados pelo Município de Ponta Grossa com as empresas Tatra Trucks e Brano Group, com sede na República Tcheca, para viabilizar o intercâmbio de 20 estudantes para empresas. A votação foi acompanhada por estudantes que participarão do intercâmbio e seus familiares, que comemoraram a votação.

"O Poder Executivo entende que a colaboração do Município para viabilizar o intercâmbio de estudantes para aprimorar seus conhecimentos nessas empresas, sendo 10 na Tatra e 10 na Brano Group, representa uma valiosa oportunidade para a qualificação profissional, o que se encontra dentro dos objetivos da política de emprego e renda do Município, especialmente através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional", frisa o prefeito Marcelo Rangel (PSDB), na justificativa do projeto. Com a aprovação da proposta, agora a prefeitura deve promover processo licitatório para a compra das passagens.

O investimento da Prefeitura consiste na aquisição e doação de 20 passagens aéreas de ida e volta aos estudantes, sendo que o período de permanência nas empresas será de um ano. Com a Tatra e Brano Group, o acordo prevê, entre outras coisas, que os jovens terão carga horária de 7,5 horas por dia, de segunda a sexta-feira. Em ambas as empresas, os estudantes receberão bolsa mensal de € 400. A acomodação ficará a cargo das empresas; além de refeição nas empresas durante horário de trabalho.

"Ficamos, em primeiro lugar, felizes com a implantação da fábrica em Ponta Grossa e o resultado deste trabalho. Os 20 jovens poderão ter uma experiência muito grande lá fora e aplicar na nossa cidade", destaca o vereador Ricardo Zampieri (PSL). A Tatra deve investir R$ 600 milhões na implantação de uma unidade em Ponta Grossa. Vereador Pietro Arnaud (Rede), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, ressaltou o trabalho dos vereadores para agilizar a votação do projeto. "Será uma oportunidade de enriquecimento técnico, cultural, que terão oportunidade de trabalhar na Tatra aqui ou em inúmeras outras empresas", completa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.