em

Indústria de materiais de construção cresce em setembro

A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulgou nesta semana a nova edição do Índice, pesquisa com os dados projetados do faturamento e emprego no setor. O destaque é o crescimento no faturamento em setembro, motivado sobretudo pelo continuado desempenho positivo do varejo de materiais de construção.

Confirmando expectativa positiva medida na última edição do Termômetro, o Índice aponta crescimento de 4% no faturamento do setor em relação ao mesmo mês do ano anterior e 3,3% em relação a agosto de 2019. Analisando o acumulado de 2019 – janeiro a setembro – o setor tem desempenho 2,0% superior ao mesmo período de 2018. Na comparação dos últimos 12 meses, a indústria de materiais de construção registra crescimento de 1,5%.

O resultado de setembro reflete ainda um desempenho relevante das vendas no segmento de varejo a despeito do segmento de obras imobiliárias e infraestrutura. A perspectiva, no entanto, melhora para o médio prazo. “O setor imobiliário apresentou crescimento recente nos indicadores de lançamentos e vendas de imóveis na planta em algumas praças do país. Isso deverá alavancar vendas de materiais de construção no próximo ano nessas regiões específicas”, ponderou Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.

Quanto às vagas de emprego, o resultado observado em 2019 segue estável. Entre julho e setembro, foi observado variação ligeiramente negativa de -0,3%. No mês de setembro a variação foi nula em relação a agosto e 0,5% negativa em relação a setembro de 2018.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.