em

Ratinho Junior destaca importância do Conselho de Desenvolvimento Econômico de PG

Em reunião com integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), na sede do Sebrae de PG, na manhã desta quinta-feira (24), o governador Ratinho Junior (PSD) ressaltou o papel do Conselho para contribuir com o desenvolvimento do município. "Quando reunimos pessoas de bem, discutindo e agindo em torno de um mesmo assunto e buscando o bem comum, com certeza as soluções acabam acontecendo. E é isso que acontece com o Conselho de Desenvolvimento Econômico que foi organizado aqui", destaca. 
O governador ressalta que a ideia é criar em âmbito estadual um conselho a exemplo do que foi feito em PG. "Queremos reunir diversas entidades que discutam e pensem o Paraná do futuro. Ponta Grossa e Paraná não podem pegar qualquer estrada; temos que saber onde queremos chegar", reforça. Ratinho Junior destaca ainda que o planejamento do Estado desde janeiro é transformar o Estado na central logística da América Latina, já que 70% do PIB da América do Sul se concentra no estado. 
Para o presidente do CDEPG, Wilson Souza de Oliveira, a presença do governador na reunião tem um simbolismo grande porque representa o reconhecimento da importância do conselho como instrumento de participação da sociedade na condução dos destinos da cidade. "Este é um conselho que procura trabalhar junto com a administração pública contribuindo para a administração da cidade, especialmente olhando para o futuro da nossa cidade", frisa, destacando que o surgimento do conselho se deu através de uma visão moderna do prefeito e presidente de honra da entidade, Marcelo Rangel, que encaminhou projeto de lei no ano passado para a Câmara de Vereadores propondo a criação da entidade. "O conselho se separa da política porque ele tem o papel de planejar a cidade e isso vai muito além de um mandato político: é pensar o futuro da cidade para as próximas gerações", completa Rangel. 
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, por sua vez, ressaltou investimentos que estão sendo realizados em Ponta Grossa e região e o momento histórico que Ponta Grossa vive ao ser a capital do Estado durante esta quarta e quinta-feira (23 e 24), na realização da Feira Paraná. "O governador sempre nos orienta a fazer um Paraná inovador e para isso precisamos unir forças políticas e empresariais. É isso que o Conselho de Desenvolvimento Econômico está fazendo", completou o chefe da Casa Civil, Guto Silva. 
Para o vice-governador e presidente do Conselho do Sebrae, Darci Piana, o CDEPG importante porque é responsável pelo direcionamento das necessidades do povo e das empresas até a administração pública. "É fundamental ter um norte e o Conselho serve para isso: é um intermediário entre o poder público e a sociedade civil organizada", expõe. 

Com caráter deliberativo, o Conselho é formado por 23 integrantes de diversos segmentos da sociedade, com a função, além de promover reuniões mensais, de realizar estudos especializados através das câmaras técnicas e grupos temáticos.

Oliveira destacou que o CDEPG tem a missão de formular e executar políticas de desenvolvimento econômico para Ponta Grossa. Ele ressaltou o papel dos conselheiros e também dos deputados estaduais Mabel Canto (PSC), Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) e Hussein Bakri (PSD) na defesa dos interesses do município e contribuiçao para o desenvolmento econômico da cidade. 

Demanda
Durante a reunião, a conselheira Sandra Queiroz  e o tenente-coronel Edmauro Assunção, comandante do 4º Comando Regional da Polícia Militar entregaram ao governador Ratinho Junior um projeto-piloto comunitário e regional em relação às patrulhas rurais do Paraná. "Entendemos que para que o agronegócio exporte tecnologia de inovação temos que dar segurança ao produtor rural", destaca Sandra. Na ocasião, o presidente do CDEPG também ressaltou ao governador o pedido de implantação de uma unidade do Ceasa em PG. 

Presenças 
Participaram da reunião também os secretários estaduais de Planejamento, Valdemar Jorge; Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; o diretor de Operações do Sebrae Paraná, Julio Cesar Agostini; vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Estefano Stemmer Jr; secretários municipais, representantes do Sebrae, entre outras autoridades e lideranças. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.