em

Empresários reafirmam confiança no Paraná e destacam investimentos

 

A segurança jurídica, os investimentos em infraestrutura e o programa de Paraná Competitivo foram destacados por empresários como responsáveis pelo grande ciclo em investimentos que o Estado recebeu nos últimos dois anos. “São fatores que colocaram o Paraná novamente em destaque na industrialização brasileira”, disse o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, durante a quarta edição do Ranking dos 100 Maiores Contribuintes de ICMS do Paraná na noite desta segunda-feira (05/08).

Piana ressaltou que o diálogo e o bom censo têm sido diferenciais da atual administração do Estado e isso recuperou a confiança dos investidores. “Quando sabem (os empresários) da confiança que o Estado passa, e os fortes investimentos que faz em infraestrutura, se sentem confiantes para investirem aqui”, disse. 

O presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet, afirma que o Governo do Paraná valoriza o setor produtivo e atua com transparência. Os avanços na industrialização, segundo ele, acontecem quando há proximidade entre empresas e poder público. “As empresas precisam de ambientes competitivos para ampliar seus investimentos, e a parceria do governo tem sido fundamental. O governo do Estado sempre esteve próximo às nossas necessidades. Prova viva disso é nosso investimento de mais de R$ 5 bilhões na ampliação de nossa planta”, lembrou.

O gerente de Mercado da Ipiranga Produtos de Petróleo S/A, Luiz Henrique Cardozo Barbosa, lembrou que o governo tem fortalecido, também, a mão de obra, o que favorece a instalação de empresas. “Acredito que o Paraná está em destaque nos últimos dois anos e aproveitando as características que tem, a boa mão de obra e tenho certeza que, com a demonstração deste ambiente político mais favorável, todas as empresas voltam a olhar o Paraná com bons olhos”, afirmou.

O governador Beto Richa afirmou que o governo trabalha em conjunto com o setor produtivo para o desenvolvimento do Paraná. “Vivemos o maior ciclo de industrialização da história do Estado. Isso graças ao diálogo que temos com a iniciativa privada e os bons programas que temos desenvolvido desde o início de nossa gestão, que nos garantiram a geração de 140 mil empregos”, enfatizou.

O Estado recebe, em média, cerca de R$ 1,6 bilhão mensais em ICMS bruto. Segundo a Secretaria da Fazenda, as 100 empresas homenageadas representam dois terços deste total. “São empresas que representam as forças e as potencialidades do Paraná e, acima de tudo, geram riquezas e prosperidade aos paranaenses”, disse o governador.

Richa ressaltou ainda a descentralização dos investimentos, citando pesquisa do Ministério do Trabalho que indicou que 70% dos 280 mil empregos criados no Paraná, de 2011 para cá, estão no interior do estado. “Os grandes contribuintes exercem um importante papel social”, completou.

RANKING – Em sua quarta edição, o prêmio Ranking dos 100 Maiores Contribuintes de ICMS do Paraná elegeu como os dez maiores contribuintes as seguintes empresas (não estão em ordem de classificação): OI, TIM, Global Village Telecom Ltda., Souza Cruz, Spaipa Indústria Brasileira de Bebidas, Volkswagen do Brasil, Ambev Brasil Bebidas Ltda. e CRBS; Copel; Petrobras e Grupo Renault/Nissan.

A iniciativa é do jornal Indústria e Comércio, com apoio da Federação Paranaense do Comércio (Fecomércio), e objetiva a valorização dos principais contribuintes do Paraná. A solenidade aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O fundador do jornal, Odone Fortes Martins, o evento é uma “valorização que prestamos aos principais contribuintes para o desenvolvimento do Estado”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.