em

Decoração para contemplar e relaxar

Das Assessorias

Um refúgio para os fins de semana do inverno e parte do verão paranaense. Foi esse o pensamento que guiou o trabalho de ampliação e paisagismo dessa casa em uma fazenda que fica em Palmeira, na Região dos Campos Gerais, no Paraná. A residência de 600 metros quadrados é o lugar de descanso de um casal de jovens empresários e sua filha, e tornou-se o lugar ideal para receber os amigos.

A combinação de cores como a terracota, traz para a área externa da casa, que foi totalmente reformulada, a sensação de aconchego para os dias frios. Ali foi construído um deck com spa, gazebo, varanda e todo o projeto de readequação do paisagismo de Rosângela Sabbag foi cuidadosamente criado para deixar o ambiente confortável e harmonioso, aproximando daqueles que ali descansam e contemplam, a beleza da natureza local. A escolha da vegetação levou em conta o clima da região, que em geral é de temperaturas baixas, e optou-se por plantas que pudessem ser de fácil manutenção.

Por ser um lugar de convivência, recreação e contemplação atemporal, o projeto externo possui atrativos durante todas as estações do ano. Há espécies de plantas com efeito outonal e floração de inverno e nas estações mais quentes, diferentes texturas brindam os olhos de convidados e amigos da família. Além disso, todo o mobiliário é composto de fibras sintéticas e naturais com madeira teka, fazendo desse espaço um recanto de contemplação da natureza.

O projeto arquitetônico de Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande é marcado pela decoração contemporânea adaptada ao campo. A cultura oriental tem grande relevância, na medida em que tecidos estampados e vermelhos, e esculturas balinesas compõe o ambiente.

A composição paisagística do projeto foi feita a partir da utilização de plantas com efeito outonal como ‘liquidambar’ e as de forração de inverno, como ‘rododendros’, jasmim dos poetas, abélia áurea e glicína, que proporcionam aos espaços o colorido na medida certa para os dias mais frios. Já para os dias de primavera e verão, as escolhidas para completar esse cenário de descanso foram a ‘yucca filamentosa’, a ‘caliandra’, o ‘viburno tinus’, a iris, amamélis, jasmim amarelo e ‘hemerocallis’.

 

Para ornamentar e permitir aos que circulam pelo deck, uma melhor vista das belezas naturais da região, uma mureta de pedra natural dos Campos Gerais deixa o espaço com ares rústicos, mas sofisticados ao mesmo tempo. O estilo do projeto arquitetônico e paisagístico é marcado pela decoração contemporânea aplicada à vida no campo, com algumas pinceladas da etnia oriental. As esculturas que completam o décor são do acervo de viagens feitas pela família, e os sofás e poltronas são de fibra sintética com tubos de alumínio e pintura eletrostática. O couro náutico utilizado nas almofadas é próprio para a área externa. Um dos destaques fica por conta da varanda, que é coberta e cercada com portas de vidro, agregando este espaço às áreas internas desse belíssimo recanto na fazenda.

créditos

A combinação de cores traz para a área externa, a sensação de aconchego para os dias frios

 

 

créditos

O projeto externo possui atrativos durante todas as estações do ano

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.