O governador Beto Richa afirmou ontem, durante encontro na 43ª ExpoParanavaí, que o setor agrícola é um dos grandes responsáveis pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná. Em 2013, o crescimento da economia paranaense foi de 5%, mais que o dobro do Brasil, que cresceu 2,3%. O setor agrícola expandiu 18,4% no ano passado, com recorde na colheita de grãos, que chegou a 36,5 milhões de toneladas, disse o governador. A nossa agricultura é motivo de orgulho para todos os paranaenses, porque é produtiva, ajuda a movimentar a economia das pequenas cidades, gera oportunidades de trabalho à população, disse Richa.
Ele afirmou que, por isso, o governo estadual se coloca à disposição dos produtores, com grandes programas. Da porteira para dentro, o produtor, com absoluta dedicação, faz a sua parte. Da porteira para fora o governo não vinha fazendo sua parte em relação ao custo Paraná e ao custo Brasil, com poucos investimentos em infraestrutura. Estamos fazendo isso agora, com investimentos de quase R$ 1 bilhão na malha viária estadual, com programas de melhoria em estradas rurais, seja com as Patrulhas do Campo e com o programa de pavimentação com pedras irregulares, e investimentos no porto de Paranaguá, que vem batendo recordes sucessivos de movimentação, afirmou.
Ele destacou o desempenho do Paraná, lembrando que pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que o Estado apresentou em 2013 o maior crescimento industrial do Brasil; estudos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae indicam o Paraná como o melhor ambiente para as micro e pequenas empresas e pesquisas do Ministério do Trabalho colocam o Estado entre os três que mais geram empregos no País.
Arquivo |
---|
Governador destacou o crescimento da economia paranaense em 2013 |