em

Ônibus de coleta de sangue do Hemepar recebe doações de funcionários do governo

Um ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) ficou estacionado no Palácio Iguaçu ontem para atender com doação de sangue os funcionários do governo estadual e a comunidade em geral. Foram 63 candidatos, sendo que 47 puderam fazer a doação de sangue. O número é mais que a metade das doações realizadas por dia na unidade fixa do Hemepar em Curitiba. Foram feitos também, 16 cadastros de medula óssea.

A hemorrede Hemepar responde pelo fornecimento de sangue para 384 hospitais públicos e privados. Transplantes, cirurgias e, principalmente, acidentes de trânsito são alguns dos casos em que o paciente necessita de sangue.

O diretor do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, afirmou que uma doação de sangue salva até quatro vidas. “A única maneira de salvar a vida de uma pessoa que precisa de sangue é através da doação. Se uma pessoa fizer doação duas vezes por ano, já é o suficiente para atender a necessidade de estoque na nossa rede”, ressaltou.

O ônibus faz parte dos serviços de coleta externa do Hemepar e tem capacidade para atender cerca de 100 pessoas durante o dia com doação de sangue. “A doação não deve ser feita apenas para um parente. Se a pessoa tem condições, deve ser um doador, pois alguém pode precisar”, afirmou o funcionário público Paulo Roberto dos Santos, que participou da ação social.

Ao todo, sete ônibus vão até os doadores em todas as regiões do Estado. A policial militar Joice de Cássia Leonardi conta que já precisou de uma doação quando fez uma cirurgia e ressalta que é preciso fazer isso por caridade. “É difícil sair atrás de pessoas para ajudar quem precisa. Sempre que posso, vou até um posto de coleta para doar, mas o ônibus no trabalho ajuda quem não tem condições de se deslocar e incentiva a prática”, disse.

Criado em 30 de março de 1982, atualmente é formado pelo hemocentro coordenador, de Curitiba, quatro hemocentros regionais, sete hemonúcleos e 10 unidades de coleta e transfusão, estrategicamente localizadas no interior do estado.

A Rede Hemepar conta com 22 unidades de coleta de sangue no Paraná, que funcionam de segunda a sábado em horário comercial.

Ao realizar três doações em um período de 12 meses, o cidadão tem direito a emissão do certificado de Doador Fidelizado de Sangue. Este certificado dá direito a uma série de benefícios, como meia-entrada em shows, espetáculos de teatro, cinema e outros eventos.

Arnaldo Alves/Agência Estadual
Paulo Roberto Hatschback, diretor do Hemepar, junto ao ônibus que faz coletas

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.