em

Programa da Prefeitura auxilia fumantes a pararem com o vício

 

Quem participa do grupo é encaminhado para consulta médica, onde é avaliado
o melhor tratamento. Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Programa de Controle do Tabagismo foi retomado pela Prefeitura de Palmeira, o programa que já existe há dez anos e é composto por uma equipe multiprofissional de enfermeiros, psicólogos, médico, assistente social, farmacêutico, agentes comunitários de saúde e auxiliares de enfermagem. O grupo é um apoio para quem decide parar de fumar. Consiste em nove reuniões onde são trabalhados diversos temas relacionados ao tabagismo, como os prejuízos à saúde de quem fuma e quem convive com fumantes, questões sobre abstinência, bem estar, alimentação, atividade física e benefícios adquiridos ao parar de fumar.

Quem participa do grupo é encaminhado para consulta médica, onde é avaliado o melhor tratamento. Esse tratamento pode incluir medicamento via oral, adesivo ou goma, dependendo do caso, ou então somente participação nas reuniões, quando o grau de dependência é mais baixo. Segundo a enfermeira Francielle Tamara Nikkel, coordenadora do programa de controle do tabagismo, o tratamento é totalmente individualizado e é uma ajuda no processo de parar de fumar. “É importante salientar que a decisão tem que ser do próprio fumante e ele tem que estar ciente de que não é somente o medicamento que o fará parar de fumar, é necessário ter persistência e força de vontade. Além disso, o apoio da família e dos amigos é fundamental,” explica a enfermeira

Ainda segundo Franciele, este ano foram iniciados dois grupos, sendo um em Vieiras e um no centro de Palmeira. Para participar é necessário fazer um cadastro prévio, onde são feitas algumas perguntas sobre o hábito de fumar, além de informações como nome, endereço e telefone. Quem tiver interesse em participar do grupo, deve entrar em contato com a Enfermeira Francielle na Unidade Estratégia Saúde da Família Dr Jorge Amin Bacila ou pelo telefone 3909-5066 ou com a Enfermeira Sandra no CAPS ou pelo telefone 3909-5078, para agendar o cadastro e receber mais informações. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.