em

Secretaria de Saúde de Palmeira investe na prevenção

 

As doenças crônicas como hipertensão e o diabetes tem demandado esforços da equipe da Secretaria de Saúde de Palmeira, no auxilio dos pacientes que sofrem de algum destes problemas, a Prefeitura mantém o grupo hiperdia, que atende pessoas com essas doenças, auxiliando na redução dos agravos causados pela diabetes e hipertensão arterial. A adesão aos grupos de apoio pode proporcionar ferramentas de autonomia do usuário em prol da sua saúde, os grupos funcionam em todas as Estratégias de Saúde Familiar (Postos de Saúde) e buscam aliar a prevenção, educação popular e promoção de saúde para hipertensos e diabéticos, atendidos com uma equipe de multiprofissionais que proporcionam aos pacientes atividades físicas, palestras de orientação e encontros de confraternização.

Segundo Dulce de Freitas, Secretária de Saúde de Palmeira, os grupos tem apoio técnico de um médico em todas as Estratégias de Saúde Familiar, além de um cardiologista e um endocrinologista que dão apoio aos grupos no posto central. “Alem disso, os participantes dos grupos fazem exames antropométricos mensalmente, onde tem sua glicemia, peso e pressão arterial acompanhados mês a mês,” explica Dulce.

 

As atividades físicas são orientas pela professora de Educação Física, Amanda Fernanda Lourenço dos Santos,
sempre com muita música e diversão. Foto: Divulgação.

 

Somente no grupo do posto central são atendidas mais de 110 pessoas que praticam atividades físicas de segunda a quinta no Salão Paroquial. “Atividades preventivas, alem de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, diminui a demanda clínica – explica Dulce – quanto mais prevenirmos e orientarmos os pacientes, menor será a demanda nos postos de saúde,” enfatiza.

As atividades físicas são orientas pela professora de Educação Física, Amanda Fernanda Lourenço dos Santos, sempre com muita música e diversão, proporcionando alongamentos e interação para os participantes. Para Doroti Terezinha Mehl, de 65 anos, a qualidade de vida que o grupo lhe proporciona é física e mental. “Participo do grupo há quatro anos e só vou parar quando morrer,” comenta em risos. 

Qualquer pessoa que queira ingressar no grupo pode participar, tanto os que estão em acompanhamento médico para tratar de diabetes e hipertensão, assim como aqueles que buscam se prevenir dessas doenças e melhorar a sua qualidade de vida. Para ingressar no grupo, basta ir até o Salão Paroquial entre segunda e quinta-feira das 16h às 17h e fazer sua inscrição

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.