em

Empresa britânica quer trocar janelas de aviões por telas inteligentes panorâmicas

Centre for Process Innovation (CPI)

Além de agradar os passageiros, a nova tecnologia promete reduzir custos e emissão de gases nocivos

 

Uma empresa britânica está prestes a revolucionar o futuro do vôo comercial com um avião sem janelas, que permite que os passageiros optem por vistas panorâmicas ou por uma tela touchscreen onde eles podem navegar na internet ou checar seus emails a 10 mil metros de altura.

As janelas seriam substituídas por uma camada ultra fina e altamente flexível de telas que mostram o cenário do lado de fora, capturado por câmeras anexadas à parte externa do avião, ou telas que se transformam em um computador pessoal com touchscreen para o passageiro.

O conceito é ideia original do Centre for Process Innovation (CPI) e ainda está em fase de construção, mas os desenvolvedores acreditam que a ideia de um avião comercial sem janelas irá se concretizar nos próximos 10 anos.

Os passageiros que se sentarem na janela poderão escolher a vista que quiserem, já os que optarem pelo assento do meio poderão usar o sistema futurístico em uma tela fixada no encosto de cabeça à sua frente.

Mas as telas não são somente para entretenimento dos passageiros, elas também foram desenvolvidas para reduzir o peso da aeronave e os custos para as empressas aéreas e seus passageiros.

O CPI disse que a fusilagem iria ficar mais leve sem as janelas e que isto refletiria em um menos uso de combustível, menos emissões nocivas e redução de custos operacionais para as companhias aéreas. Em última análise, isso poderia significar tarifas mais baixas e assentos mais largos para os passageiros.

Para cada redução de 1 por cento em peso, a economia de combustível aproximado é de 0,75%.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.