em

Sindicato orienta planejamento para eSocial

Divulgação

Dirney Cruz de Souza: empresas devem começar a analisar sua base de dados

Como toda novidade, a implantação do eSocial tem gerado muitas dúvidas. No entanto, diferentemente do que tem sido divulgado, o maior desafio para que o projeto saia do papel não está em sua parte fiscal e nem no cronograma para adaptação, e sim na necessidade de que as empresas se planejem e organizem suas informações com rigor.

O cronograma negociado e apresentado pelo Ministério do Trabalho este ano para implantação do eSocial se mostrou viável, pois somente após a liberação do layout final é que serão contados os 365 dias para o início da obrigatoriedade.

“O primeiro passo já foi dado pelo Ministério do Trabalho que começou em outubro a exigir o Caged de admissões para ser informado imediatamente, evitando assim o chamado ‘jeitinho’ em registros retroativos e o uso indevido do seguro desemprego. Neste momento, é importante que as empresas e seus contadores comecem a análise da sua base de dados. A adequação dos processos e o planejamento da implantação podem começar já. Quanto antes iniciar mais tranquilo e barato será”, afirma o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços dos Campos Gerais (Sescap), Dirney Cruz de Souza.

O eSocial não cria nenhuma nova obrigação fiscal. Pelo contrário, a medida do governo federal vem para reduzir a burocracia imposta às empresas brasileiras e consequentemente melhorar o ambiente de negócios do país. Hoje as companhias têm que prestar diversas informações de forma descentralizada a vários órgãos, como a Receita Federal, Caixa Econômica, Previdência Social, entre outros. E a proposta do eSocial é justamente unificar todos esses dados, permitindo às empresas a redução de seus custos, evitando a redundância das informações fiscais, e ao governo ter um melhor controle das informações das relações de trabalho e emprego bem como das contribuições sociais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.