Fábio Matavelli
Hoje, o rendimento mensal da poupança está em 0,5%
O aumento para 11,25% ao ano da Selic, taxa básica de juros da economia, anunciado na última semana, tende a levar mais pessoas a optar pela poupança em detrimento de outros tipos de investimento. Esta é a opinião do superintendente regional Campos Gerais da Caixa Econômica Federal, Luis Henrique Borgo. Isso porque os outros investimentos têm tributação, ao contrário da poupança. Então, a atratividade da poupança ficou melhor que qualquer fundo de investimento, explica ele, destacando que na sexta-feira passada foi comemorado o Dia Mundial da Poupança, data lembrada há 90 anos. Segundo ele, essa migração para a poupança devido à taxa Selic deve ocorrer já nos próximos dias.
Apesar do baixo rendimento 0,5% ao mês, aproximadamente 6% ao ano em relação a outros investimentos, de acordo com Borgo, o número de poupadores aumenta ano a ano. Somente na Superintendência Regional da Caixa, que abrange 67 municípios, são 450 mil clientes que possuem conta-poupança. O banco não revela o volume financeiro contido nessas contas.
Na regional da Cooperativa Sicredi, de janeiro a setembro, houve crescimento de 18,3% na quantia guardada pelos clientes na poupança. Hoje são R$ 93,4 milhões aplicados nesse tipo de conta nos 31 municípios da regional Campos Gerais. Somente nas agências de Ponta Grossa, estão depositados R$ 25 milhões.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO DC